Gestores ainda têm dificuldades para entender os pontos de vista dos colaboradores
Comunicação ruim é um dos principais obstáculos das organizações – Getty Images
Um dos principais obstáculos que as organizações precisam driblar nos dias de hoje são as falhas na comunicação entre gestores e subordinados.
Ainda que seja esperado de um líder o domínio das competências para comandar e orientar uma equipe, a capacidade de escutar com empatia ainda constuma ser raro no mundo corporativo.
A ausência desse diálogo tem sido indicada em diversas pesquisas recentes como uma das maiores razões para a ausência de motivação e baixa produtividade profissional.
Segundo a coach executiva Eva Hirsch Pontes, muitos gestores têm dificuldades de compreender as perspectivas e pontos de vista de seus colaboradores.
Para resolver essa situação, segundo ela, não basta aumentar o tempo de conversa: é preciso estar mais atento ao que as pessoas têm a dizer.
— Líderes não recebem apenas informações verbais. Por isso, ter sensibilidade em cada momento para perceber as diferentes maneiras que as pessoas se comunicam é um passo importante para ouvir com mais empatia.
Pesquisa recente elaborada por Eva em parceira com Cristina Panella Planejamento e Pesquisa e agência LeadPix, com 1.200 profissionais de cargos de liderança e colaboradores mostra divergência de opinião entre gestores e subordinados quando o assunto é a atenção que o chefe oferece à equipe.
Enquanto 41% dos gestores afirmam que dedicam muita atenção ao funcionário, apenas 9% dos colaboradores concordam. Questionados sobre como se sentiriam caso o chefe dedicasse mais atenção, 43% dos subordinados afirmam que se sentiriam mais valorizados, 40% ficariam mais motivados e 35%, mais confiantes.
De acordo com Eva, a eficiência na comunicação está baseada em três pilares: reconhecimento, processamento e resposta. Ela explica que, além de atentar para o tom de voz, expressões corporais e sentimentos por trás de uma fala, um bom ouvinte se coloca no lugar do outro, processa toda a mensagem, identifica e reúne pontos importantes da conversa, assim como responde ao que lhe foi dito por meio de ações concretas.
— Essas atitudes são necessárias para que a experiência seja claramente importante para os dois, abrindo espaço para uma nova interação entre chefia e subordinado.
Fonte: R7