‘A vitrine é o cartão de visitas da empresa’, diz consultor de marketing
Uma pesquisa feita pelo Sebrae revela que uma vitrine atraente e bem organizada pode ampliar as vendas de um comércio em até 40%.
Pensando nisso, a gerente de uma loja da cidade, Léia Machado, conta que as peças da vitrine são trocadas pelo menos três vezes por semana. Além disso, os temas são modificados a cada mês, ou a cada data comemorativa. “Na verdade a vitrine é nosso cartão de visita, então, sempre ela deve estar limpa, organizada e com produtos novos seguindo a tendência: outono e inverno, ou inverno e verão”, afirma.
Em outro estabelecimento do município as bolsas, sapatos, roupas são trocadas na vitrine uma vez por semana. Além da escolha das peças, o local também possui efeitos de luzes e cores para chamar a atenção. “Contamos com uma profissional na empresa que orienta a gente a como fazer a vitrine. Escolhemos a cores que estão na tendência da moda”, explica a gerente da loja Vera Lúcia Lopes de Moura.
De acordo com o consultor de marketing Alisson Rezende do Nascimento, uma bela vitrine pode garantir bons negócios, pois é o começo de uma venda. Ele explica que um espaço visualmente atrai consumidores que não estavam interessados em comprar, mas que podem mudar de ideia. “A vitrine faz parte do merchandising, porque ela é o cartão de visitas da empresa. Quando se tem uma boa vitrine as vendas podem subir até 40%.”
A vitrinista Magda Lisboa se especializou na profissão após trabalhar 16 anos como vendedora. Ela é responsável por escolher as peças que são exibidas, e conta que precisa pesquisar o mercado da moda para vestir os manequins. “Nós vemos revistas, tendências da moda, colocamos por cores e fazemos vitrines bem feitas com muito carinho, para nossos clientes”, afirma.
Mas além de pesquisar as tendências da moda, para montar uma vitrine é preciso também seguir uma exigência do código de defesa do consumidor e exibir o preço de cada produto de forma clara e precisa.
Fonte: G1