Como criar um negócio digital que não dependa de terceiros?

27 de maio de 2014

empreendedor-digitalVivemos na era da comunicação digital, onde 1.2 bilhões de pessoas estão conectadas através do Facebook, outros tantos milhões usam o Google diariamente para realizarem as suas buscas, e o Youtube para verem os seus vídeos favoritos. Para quem está começando a criar um negócio digital, não ficar dependendo do Google, Facebook ou Youtube para gerar uma renda considerável para o seu negócio é praticamente impossível. No entanto, existem diversas formas de construir um negócio digital sem ficar dependendo de todas essas ferramentas, ainda que as possamos usar para escalar mais rapidamente um negócio e aproveitar as suas potencialidades para criar alicerces que nos permitam criar um negócio sustentável a longo prazo.

Já imaginou como seria se você ficasse sem a sua conta de Facebook? Ou se o seu site fosse punido pelo Google? Que estratégias e plano B você tem para uma situação crítica desse género? Que outras fontes de rendimento você tem disponíveis para nivelar o desaparecimento da sua principal fonte de receitas? As respostas a estas perguntas, permitem-lhe criar o chamado Plano B, e não ficar dependendo de terceiros para construir o seu negócio e mantê-lo em andamento numa situação de crise.

DESCOBRIR AS SUAS VULNERABILIDADES

O primeiro passo a ser ter em consideração é precisamente descobrir quais as vulnerabilidades do seu negócio digital. Existem projetos muito dependentes do tráfego do Facebook, outros dependentes do tráfego do Google, outros dependentes das visualizações de vídeos do Youtube, etc. A grande maioria dos negócios digitais estão dependentes de alguma forma de terceiros, o que até certo momento faz sentido, mas poderá ser um problema em momentos de crise. Conforme referi anteriormente, ficar dependente de terceiros, pode vir a tornar-se um problema, a partir do momento em que você deixa de conseguir gerar tráfego através dessa fonte. Quem já sofreu uma penalização do Google ou ficou sem conta de Facebook sabe perfeitamente do que estou a falar.

Com relação a esse tipo de vulnerabilidades, é fundamental você traçar um Plano B, caso contrário, quando existir alguma contrariedade ao seu normal funcionamento, você não saberá o que fazer, e na grande maioria das vezes, o desespero leva a que se cometam erros ainda maiores durante o processo de recuperação. É portanto, fundamental, que você traça um perfil em relação às vulnerabilidades do seu negócio, para perceber de que forma o seu negócio está dependente ou não do Google, Facebook e afins.

TRAÇAR UM PLANO B

Quando se fala em blogs, são muito poucos aqueles que têm um Plano B para o seu negócio. A vida de um blog é feita através de tráfego vindo do Google e Facebook, e se por alguma razão o Google penalizar o seu blog, ou o Facebook simplesmente deixar de enviar tráfego (o que está acontecendo hoje com a diminuição do alcance das páginas), você ficará num beco sem saída. É necessário criar um planejamento de acordo com as necessidades do seu negócio, para então desenvolver algumas iniciativas e estruturas que lhe permitam não perder a sua audiência em momentos críticos da vida do seu negócio digital. E acredite, esses momento críticos sempre aparecem, e não é somente aos outros. Você poderá ser o próximo.

Para traçarmos um Plano B, precisamos compreender qual a razão do seu negócio digital.

  • Você vende Livros?
    Você vende Ebooks?
    Você vende Cursos Digitais?
    Você vende Conteúdos premium?
    Você vende acesso a conteúdo bloqueado para membros?
    Qual é a sua forma de gerar receita com o seu blog ou negócio digital?
    Você vende produto próprio (e-commerce)?

Todo e qualquer negócio está alicerçado num determinado tipo de produto. Se o seu negócio estiver alicerçado somente em anúncios do Google Adsense e tráfego do Google, é bom que você comece a pensar na diversificação das suas fontes de rendimento. No dia em que o Google não enviar mais o mesmo volume de tráfego para o seu blog, os seus rendimentos irão cair a pique e você dificilmente encontrará uma solução para resolver esse problema, portanto, a diversificação deve fazer parte do seu Plano B.

No caso de um negócio digital que vive da venda de produtos, sejam eles digitais ou não, a base de usuários é um dos pontos fundamentais para a geração de renda. São os usuários que entram no seu site e viram clientes, que acabam por comprar um produto seu, seja ele digital ou um produto físico qualquer. Isto significa que a chave do negócio está na base de usuários e não no tráfego que você tem. O seu Plano B deverá estar portanto moldado à construção de um banco de dados de usuários, porque são eles que irão comprar os seus produtos. Isso significa que você deverá ter uma estratégia de captação de registos no site, criação de contas de usuário, inscrição desses usuários numa newsletter através de uma plataforma de email marketing, etc. Quanto maior for o seu foco no desenvolvimento da sua base de usuários, menos preocupado você ficará na hora de rentabilizar esses usuários através de estratégias de email marketing, por exemplo.

CONTAS DE USUÁRIO E EMAIL MARKETING

Um site, loja de e-commerce ou blog que tenha um banco de dados de vários milhares de usuários, consegue sobreviver a um momento crítico mais facilmente do que qualquer outro negócio digital, porque através da comunicação por email marketing, é possível manter um bom tráfego em torno da venda dos seus produtos próprios, sejam eles digitais ou não. Quando deixa de existir essa necessidade de tráfego, o seu negócio poderá respirar com maior facilidade. Não estou logicamente a dizer que você não deve usar o Google, Facebook ou Youtube para gerar tráfego, antes pelo contrário, mas deve sim tentar canalizar esse tráfego para um banco de dados de usuários. Se todo esse tráfego que você encaminha para o seu blog não ficar registado num banco de dados, seja através de uma conta de utilizador, ou a inscrição numa lista de emails, a longo prazo, você ficará sempre dependente do tráfego para gerar rendimento.

É portanto importante, que você crie um Plano B em torno da criação de contas de usuário e email marketing, porque em ambas as situações, você não depende de um terceiro para comunicar com os seus usuários e dessa forma gerar vendas para o seu negócio. Neste artigo você encontra boas ferramentas de email marketing para usar numa estratégia deste tipo. É fundamental que você comece já hoje a construir a sua base de usuários, tal como fazem sites como o Google, Facebook e Youtube, que construíram audiências gigantescas na internet, mas sempre com as contas de utilizador em primeiro plano.

DIVERSIFICAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA MINIMIZAR O RISCO

Para quem ainda está dependente do Google para gerar tráfego e receita através do Adsense, é primordial ter um Plano B. Na verdade esse Plano B passa pela diversificação do modelo de negócio, a criação de novas valências e fontes de rendimento, que permitam encarar o futuro do seu negócio digital com tranquilidade, algo que ninguém pode sentir estando dependente do Google. É importante que você comece a pensar na criação de novos projetos, em outras áreas, e que logicamente não dependam do Google para gerar rendimentos. Isso seria um erro duplo.

Procure entrar em novas áreas, como sites de assinatura, desenvolvimento de aplicativos Mobile, etc. Qualquer coisa que no fundo seja bastante diferente do seu modelo de negócios actual, e que isso lhe permita gerar uma renda igualmente diferente em género e número. A diversificação é a melhor forma de você se manter tranquilo e não desesperar quando uma situação crítica acontece.

COMPRAR TRÁFEGO PODE SER UMA OPÇÃO

Já aqui falei por algumas vezes sobre a possibilidade de se comprar tráfego. Comprar tráfego consiste basicamente em comprar posts patrocinados, banners publicitários, pop-ups, pop-unders, interstitial ads, video ads, e outros formatos de publicidade, em outros sites e blogs. Ao comprar tráfego, você está simplesmente a criar novos canais de angariação de usuários para os seus projetos, e não ficará dependente do Google ou Facebook de forma alguma, para manter uma boa dose diária de usuários no seu site. E acredite, comprar tráfego pode ser uma surpresa para o seu negócio.

Procure realizar algumas buscas no Google a respeito de sites dentro da sua área de negócio. Você vai encontrar muitas coisas interessantes, incluindo projetos que você desconhecia, mas que geram muito tráfego. Entre em contato com os autores desses projetos e procure compreender se eles estão interessados em algum dos tipos de mídia que referi anteriormente. Faça uma proposta de valor mensal para colocar um banner, um anúncio de vídeo, ou mesmo um pop-under. Faça testes, para perceber se esses sites têm realmente público qualificado e de qualidade, porque na verdade os números pouco interessam, o que interessa é se o tráfego tem qualidade e acaba gerando a conversão que você deseja para o seu produto.

VOCÊ CONHECE REALMENTE O SEU NEGÓCIO?

A grande maioria dos profissionais de internet marketing tendem a não conhecer os seus negócios digitais tão bem quanto gostariam. Só em situações críticas e de crise é que percebem que na realidade os seus negócios estavam dependentes de terceiros e que agora não geram mais receita. Este tipo de situação, é a pior que um empreendedor digital pode viver, porque gera desesperança e muito estresse. É portanto, muito importante, que se evite chegar a uma situação limite para se perceber a realidade em que se vive, e como tal, pensar bem um negócio, é perceber até que ponto ele não está alicerçado nas bases erradas ou demasiado vulnerável às alterações que a internet está constantemente a sofrer.

Portanto, pense bem o seu negócio. O mais provável é que você não o conheça assim tão bem.

Abraço,
Paulo Faustino

Fonte: escoladinheiro.com