15 atitudes que geram credibilidade e confiança na internet

30 de maio de 2014

Se lhe perguntassem hoje qual é a coisa mais importante para um empreendedor digital, o que você diria? Talvez venha várias coisas em sua mente, mas nenhuma delas se iguala à credibilidade. Não compramos nada, não abrimos emails, não clicamos em links e somos menos influenciados por pessoas nas quais não confiamos. Isso é um fato tão claro na internet, porém é bastante complicado enxergar.

A credibilidade e a confiança são extremamente escassas porque qualquer pessoa pode publicar conteúdo online. Não existem editoras para separar o bom do mau conteúdo, ou para certificar que as fontes são realmente verdadeiras. Tudo acontece na base da confiança e da credibilidade.

Para você entender bem, a confiança é importante porque à partir do momento em que ela é estabelecida, você abre uma porta para muitas oportunidades: mais leitores, mais captura de emails, mais vendas de produtos, mais propostas de negócios e mais dinheiro. Antes de lançar um produto no mercado ou criar um blog é extremamente interessante trabalhar na geração de confiança entre você e seu público. Por isso, nesse artigo separei 15 atitudes que ajudam a geram tanto credibilidade quanto confiança na internet

Credibilidade

1. NADA É PERMANENTE NA INTERNET

Nada é permanente na internet. Eventualmente, um link do seu site pode levar o leitor para um lugar que não existe mais. Se um visitante clicar em um link e for levado para uma página 404 pode ser que ele fique incomodado e não retorne ao seu site. Isso significa que você perdeu um possível contato.

Se você tem um site ou blog em WordPress, isso pode ser resolvido instalando o plugin Broken Link Checker. Caso trabalhe com outra plataforma, pode visitar o site diretamente. Lembrando que isso é muito ruim também para o SEO.

2. NÃO TENHA MEDO DE APARECER

Você pode estabelecer muita confiança e ganhar credibilidade simplesmente mostrando seu verdadeiro nome e uma foto comum ao final de cada artigo. Isso ajuda a personalizar suas páginas e dá mais segurança ao leitor, pois a grande maioria dos blogueiros não faz isso.

Quando o assunto é comunicação por email, é muito interessante, principalmente nos primeiros contatos, começar falando quem é você. Seu leitor precisa saber quem está falando em meio a diversas pessoas que fazem spam.

 3. SEMPRE REVISE TUDO

Um dos maiores erros que eu cometia na internet era publicar artigos e enviar emails sem revisar. Certa vez fiz um disparo com um assunto pronto e demorou menos de 5 minutos para que alguém chegasse e falasse: você esqueceu de alterar tal coisa. A minha cara ficou no chão porque todo mundo viu que eu errei. Com certeza perdi credibilidade, mas levantei a cabeça e aprendi com aquela situação.

4. UTILIZE SEMPRE O AZUL

Você já deve ter ouvido falar na psicologia das cores, não é? De acordo com ela, a cor laranja instiga ação e a cor azul cria a sensação de confiança e segurança. Veja o Facebook, por exemplo. Considere utilizar o azul em muitas partes do seu site.

5. OBTENHA UMA LOGO PROFISSIONAL

Bons projetos de logotipo não saem barato, mas é um excelente investimento que você pode fazer para a sua marca. Uma logo vai  aonde quer que você vá – seja em seus vídeos, imagens, guest posts, página nas redes sociais etc. Crie uma logo de alto padrão e você será considerado, mesmo que de maneira inconsciente, uma pessoa mais profissional.

6. ESQUEÇA TEMPLATES FRACOS

Se você tem um template fraco, normalmente grátis, posso dizer que poucas pessoas vão considerar seu trabalho profissional. O tema de seu blog ou site é a sua imagem na internet. Um tema fraco remete a uma imagem fraca e não confiável. É preferível ter um site super simples mas bem estruturado, a um totalmente desorganizado e amador.

7. IMPRESSIONE SEU LEITOR NA PRIMEIRA VISITA

Arrume um jeito de impressionar seu leitor já na primeira visita, quando ele bate os olhos no site. Você já prestou serviços a grandes empresas? Possui algum certificado difícil de conseguir? Tem algum parceiro de renome? Foi citado em algum grande blog do seu nicho? Deixei isso bem à vista para que seu leitor perceba que você não é apenas um blogueiro comum, mas um profissional em evidência.

8. DESTAQUE TESTEMUNHOS

Os depoimentos são fundamentais para a construção de confiança online, especialmente se você está vendendo um produto ou serviço. Quando você tem um leitor ou cliente feliz, considere pedir-lhes para lhe dar um depoimento. Em seguida, mostre alguns deles em destaque no seu site.

9. MOSTRE SEUS TROFÉUS

Ser humilde é muito bom, mas o excesso disso também atrapalha. Se você já ganhou prêmios ou honras por seu trabalho, mostre-os em destaque no seu site. Isso traz uma credibilidade enorme já que você demonstra que se destacou em determinado quesito.

10. FAÇA UMA PESQUISA ANTES DE PUBLICAR

Antes de escrever qualquer coisa para seu blog, considere fazer uma pesquisa para ver se o assunto que você vai tratar atrai os leitores. É normal vermos blogs com dezenas de posts sem nenhum comentário. Isso pode significar várias coisas: que o artigo não tem qualidade, que o título não foi atrativo, que o artigo é muito maçante etc. Por outro lado, artigos que resolvem problemas ou estão de acordo com a expectativa do leitor recebem muitos comentários e aumentam a autoridade do autor.

11. NÃO SE PROLONGUE

Se você estiver falando de coisas das quais ainda não experimentou, não teve uma experiência ou não conhece muito bem, procure não se entender no assunto. Isso garante que você fale apenas o que sabe e não deixe escapar nenhuma “besteira”. Imagine que seu blog recebe visita de pessoas que entendem pouco e também de pessoas que entendem muito sobre determinado assunto. Se alguém iniciar uma discussão sobre algo duvidoso que você falou, isso pode prejudicar sua imagem.

12. REESTRUTURE SEU SITE

Um site bem estruturado é aquele que consegue levar o leitor ao máximo de artigos e páginas de maneira descomplicada. Um site com 30 ou 40 categorias muito específicas, dezenas de tags e artigos com urls muito longas pode confundir o visitante. Isso também é extremamente ruim para os mecanismos de busca. Se for o caso, reestruture todo o seu site para satisfazer ambos os lados.

13. ADMITA QUE VOCÊ ESTÁ ERRADO

Não sei se você já notou, mas nos meus artigos eu costumo falar abertamente dos meus erros. Já fiz muita besteira desde que comecei a blogar. Errei muito e tenho orgulho de falar isso porque quando erramos, aprendemos. Quando erramos, passamos pela experiência do erro e fica mais fácil não errar mais. Então, se você errou, não tente esconder nada, simplesmente chame a atenção para isso e continue em frente. Você vai ganhar mais credibilidade e confiabilidade. Poucas pessoas admitem o próprio erro.

14. USE ESTATÍSTICAS ESPECÍFICAS

Quando for falar de números, considere utilizar valores específicos. É muito melhor dizer que seu site recebe 67.786 visitas do que dizer que ele recebe mais de 60 mil visitas. Valores específicos geram credibilidade, pois demonstram exatidão. Valores generalistas estão ligados, normalmente, a números não confiáveis: “esses dias eu recebi umas 10 pessoas na minha casa”, “acho que meu site ultrapassou 20 mil visitas na semana passada” etc.

15. NUNCA FALE MAL DO TRABALHO DOS OUTROS

Para finalizar, preocupe-se apenas com o seu trabalho. Fazer comentários ou espalhar boatos sobre alguém desvaloriza sua própria imagem. Olhe para o que você pode fazer de melhor e, quando for falar de alguém, fale coisas boas.

Abraço!
Anderson Chipak

Fonte: escoladinheiro.com