Comunicar-se com o cliente é chave para cativar

30 de maio de 2014

Comunicar-se com o cliente é chave para cativar

Hoje o consumidor sabe de seus direitos e não vai poupar esforços para obtê-los. Confira dicas básicas para não perder seus clientes

De acordo com o advogado especialista em Direito Empresarial, Luiz Guilherme Mendes Barreto, atrair e manter clientes requer muita dedicação e atenção das empresas.  “Os empreendedores precisam adotar práticas eficientes de comunicação que facilitem o entendimento de todo o processo de compra e, principalmente, das responsabilidades de cada uma das partes”, destaca.

Barreto defende que isso pode ser feito através do envio de e-mails explicativos, uso dos canais de atendimento ao cliente e a criação de sites próprios dos produtos e serviços, além do investimento em treinamento de seus profissionais para os canais de atendimento, como o SAC e Ouvidoria.

O advogado enfatiza que as empresas também precisam cultivar uma boa imagem nas redes sociais, ter boas ferramentas de comunicação com o consumidor e manter uma boa relação com órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Passando para o ‘outro lado do balcão’, os empreendedores têm cada vez mais encontrado na Internet o caminho para sua realização profissional e digital. Para o especialista em empreendedorismo digital, Conrado Adolpho, o profissional que consegue transformar seu hobby ou sonho em negócio virtual tem grandes chances de ter sucesso.

Como exemplo, Adolpho cita André Valongueiro, co-fundador do portal Mude.nu, uma rede social que propõe aos usuários que enfrentem desafios de vida, como saltar de para quedas, ser voluntário ou mesmo aprender um novo idioma.

Hoje o site conta com mais de 20 mil membros. “Em setembro de 2013, larguei meu trabalho em uma das maiores empresas de software do Recife e me tornei sócio nessa empresa para ajudar um número maior de pessoas e ainda faturar com o que mais gosto de fazer”, afirma Valongueiro.

Fonte: portalnovarejo.com.br