Apesar de coincidir com abertura da Copa, Dia dos Namorados deve ter aumento nas vendas

3 de junho de 2014
Apesar do aumento, a estimativa ficou abaixo da esperada pelos lojistas, de 5% (ShutterStock)
Apesar do aumento, a estimativa ficou abaixo da esperada pelos lojistas, de 5% (ShutterStock)

O Dia dos Namorados vai cair justamente no dia da abertura da Copa do Mundo, no próximo dia 12. Mesmo assim, o evento mais esperado do ano não deve abalar as vendas da data comemorativa, de acordo com a FCDLESP – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo.

Um levantamento feito pela Federação aponta um aumento de 3,5% nas vendas em relação a 2013. Já o ticket médio de compra no estado deve ser de R$ 135.

Apesar da expectativa de alta, ela ficou abaixo da esperada pelos lojistas, de 5%. “Há uma desaceleração da atividade econômica no geral. Com a alta dos juros e da inflação, os consumidores pretendem economizar este ano, além do crédito desacelerado. Estes e outros fatores não indicam um crescimento tão considerável em relação a 2013”, afirma o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.

Ainda de acordo com a pesquisa, os lojistas acreditam que a Copa do Mundo pode colaborar para alguns setores dovarejo, enquanto outros tendem a se manter com vendas regulares.

Os presentes mais comprados

De acordo com uma pesquisa do facilitador de pagamento MercadoPago, feita com 1.587 usuários, a categoria de Moda continua como a de maior interesse entre os consumidores para presentar seus conjugues.

Os itens mais citados como opções de presentes são calçados, roupas e acessórios (48,7% das menções). Como os entrevistados puderam citar mais de uma opção, as outras categorias mencionadas para a data são celulares, com 42,7% das menções; joias e relógios, com 33,8%, e aparelhos eletrônicos de áudio e vídeo, com 29,9%.

Fonte: InfoMoney – Online