Qual a idade certa para ser um empresário?

9 de julho de 2014

Qual a idade certa para se tornar um empresário?

Pesquisa aponta que pessoas entre 26 e 45 anos têm mais chance de sucesso quando iniciam um empreendimento. A pesquisa foi feita pela Ernst & Young  com empreendedores“de todo o mundo” para mapear seu perfil. Se a pesquisa aponta essa faixa etária como sendo a de mais sucesso nos negócios, o que dizer de quem é mais jovem ou mais velho? Há uma idade certa para empreender?

Empreender, mais do que a vitalidade da juventude (e juventude primeiro vem da cabeça, não do corpo), exige preparo para o ramo, inteligência emocional e trabalho, muito trabalho.

Preparar-se para o ramo

Empreender na área de mídias sociais  tem sido uma das alternativas mais optadas pelos jovens. Basta um computador e cadastro das principais redes sociais  para isso, né? Errado! Para trabalhar como social media é preciso treinamento específico na área. Da mesma forma, qualquer que seja o empreendimento a ser iniciado, qualificar-se para tal, estudar o mercado e elaborar a estratégia mais adequada é fundamental.

Inteligência emocional

Ter capacidade para canalizar as emoções para o sucesso do negócio também é importante. Um empreendedor, por mais preparado que esteja, sempre vai enfrentar um ou outro acidente ou surpresa pelo caminho. Desesperar-se não adianta de nada, assim como focar no ponto errado achando que vai resolver a situação. Inteligência emocional para saber lidar com as mais inesperadas situações, inclusive com um possível sucesso surpreendente, deve ser levado em consideração.

Trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho…

Ok, você tem o plano, está preparado técnica e psicologicamente. É o bastante? De jeito nenhum, agora é hora de botar pra fazer. Um empreendimento em fase inicial demanda muito mais horas de trabalho que você imagina. É nessa hora que o empreendedor deve mostrar-se incansável e persistente. Nem sempre a coisa dá certo da primeira vez, e é por isso que trabalho multiplicado por trabalho é necessário para que a roda comece a girar.

Se você tem esses três requisitos, não importa a sua idade, você vai conseguir. Nunca ache que é velho demais ou experiente de menos para iniciar seu negócio. Com preparo, inteligência emocional e esforço muita coisa é possível!

O que você acha da pesquisa? Há idade certa para empreender? Comente!

Fonte: Ponto Marketing