O empreendedorismo não é só uma tacada de sorte

17 de julho de 2014

Fazer o negócio dar certo ainda é um grande desafio para os empresários

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O número de empreendedores brasileiros vem se multiplicando consideravelmente nos últimos anos e, por isso, essa atividade já representa grande relevância na economia do País. Ao contrario do que muitos pensam, o empreendedorismo está deixando de ser uma última opção, escolhida pela falta de oferta de trabalho, para se tornar um negócio planejado, estruturado e consequentemente com mais possibilidades de sucesso.

O mercado brasileiro encontra-se em franca expansão graças à ascensão da população para a classe C e ao apetite de consumo potencializado pelo acesso ao crédito e à facilidade de pagamento. Tudo isso torna as perspectivas de crescimento para o setor muito positivas. Além disso, ainda existe muito espaço para micro, pequenos, médios e grandes empreendedores em todas as áreas como agricultura, indústria, comércio, serviço, entre outras. É claro que há alguns segmentos específicos com número de players considerável e com empresas já consolidadas, em que o empreendedor tem que ser muito inovador para fazer frente à concorrência, mas ainda assim, as oportunidades para obter sucesso são muito numerosas.

Mesmo com todas essas perspectivas positivas, o empreendedorismo não é um “mar de rosas”. Fazer o negócio dar certo ainda é um grande desafio para os empresários. Um erro muito comum cometido pelos executivos dessa área é não ter um modelo de negócios estabelecido desde a fase inicial do projeto. Conhecer o público que pretende atingir, verificar se o serviço ou produto é oferecido por alguma outra empresa, procurar a ajuda de um especialista se não houver um domínio da questão financeira, todos esses passos são essenciais para aumentar as chances de o empreendimento ser bem-sucedido.

O que podemos notar é que uma série de fatores externos como, por exemplo, o complexo sistema tributário, o grande volume de impostos e a falta de mão de obra qualificada desafia o espírito empreendedor brasileiro de quem tenta exercer uma atividade produtiva por conta própria. Notamos que, apesar de todos esses entraves e do medo de fracassar, quem se aventura nessa área não desiste já que sabe que é muito comum nas histórias de sucesso, os empresários serem atingidos primeiramente por uma sequência de fracassos. Além do mais, segundo especialistas, a capacidade de recomeçar é uma característica do empreendedor bem-sucedido, que também possui características como determinação, superação, otimismo e senso de perspectiva.

Vale acrescentar outros atributos importantes para se obter sucesso nesse tipo de negócio que são o senso de oportunidade, que ajuda a traçar metas e focar as energias, e a capacidade de escolher uma boa equipe, de ser colaborativo e trabalhar em grupo, sabendo atribuir responsabilidades e dividir os méritos pelas realizações.

Dessa forma, podemos perceber que a ideia de que os empreendedores são apenas sortudos apostadores é totalmente equivocada. O sucesso deles é fruto de persistência, autoconhecimento e uma profunda avaliação dos riscos do negócio. E, independente, do porte da empresa, os resultados vitoriosos dependem essencialmente da vontade de começar e da força para continuar mesmo quando o caminho parece incerto.

Fonte: www.administradores.com.br