Brasileiro fez menos compras a prazo durante a Copa

18 de julho de 2014

Queda foi sentida no comparativo mensal e em relação ao mesmo período do ano passado

Gastos teriam se movido para alimentação, bares, entre outros Ninton Fukuda/Estadão Conteúdo

O brasileiros fizeram menos compras a prazo durante a Copa em relação ao mesmo período do ano passado, quando o País não sediou o evento.

Segundo o divulgado nesta quinta-feira (17) pelos lojistas do setor, a queda durante a Copa foi de 7,56% em relação ao ano passado e de 6,49% em relação aos trinta dias anteriores ao evento. O torneio ocorreu entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

Para o presidente do CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), que realizou a pesquisa junto o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), Roque Pellizaro, a Copa foi boa para atraiu investimentos e turismo, mas não foi boa para o comércio.

Uma das razões consistiria nas pessoas gastarem com alimentos, bebidas, bares, entre outros, o que gastariam com compras.

— O mundial impulsionou a economia de modo muito concentrado. Enquanto alguns setores do comércio e serviços lucraram com o aumento da procura, outros como os de bens de maior valor agregado sofreram com a queda da demanda.

Os feriados decretados em algumas cidades-sede dos jogos, com o encerramendo do expediente mais cedo, e a inflação também teriam afetado a queda nas compras a prazo.

Além do cenário desfavorável de inflação persistentemente alta e crédito mais caro, os feriados decretados em algumas cidades-sede e o encerramento mais cedo do expediente em dias de jogos da seleção brasileira contribuíram para a queda das vendas no varejo.

Fonte: R7 – Economia