Vitória da Conquista sedia Salões de Artes Visuais da Bahia

18 de julho de 2014

Exposição acontece no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima até 31 de agosto 

Vídeoarte “Réquiem para a Velha Bahia”, de Flávio Lopes, integra a exposição

Será aberta no próximo dia 18 de julho, em Vitória da Conquista, a última exposição da edição 2013 dos Salões de Artes Visuais da Bahia. A exposição acontece no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima até o dia 31 de agosto. A solenidade de abertura será às 19 horas, e a mostra poderá ser visitada diariamente, das 9 às 21 horas, com entrada gratuita.

Na noite de abertura, com a presença dos artistas e demais convidados, um júri especializado concederá prêmios de R$ 7 mil, cada um, para três trabalhos, assim como menções especiais, e haverá também o Prêmio do Público, escolhido através do voto dos visitantes.

O Salão em Conquista apresenta 25 obras em diversos estilos e gêneros, com temática livre, de artistas não apenas de Conquista, mas também de Salvador, Juazeiro, Ilhéus, Lençóis, Araci, Seabra e Feira de Santana. Na edição de 2013, houve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, por meio de edital público, foram selecionadas 108 obras realizadas por 77 diferentes artistas. A exposição finaliza a retomada da edição de 2013 do projeto, que foi suspenso no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que determinaram o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais.

Os Salões de Artes Visuais da Bahia são promovidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (Secult-BA), e acontece na cidade com o apoio da Diretoria de Espaços Culturais da Secult-BA e da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Artistas e Obras participantes dos Salões de Artes Visuais de Vitória da Conquista – Alex Moreira, com a obra “Planta de Arte”; Alex Oliveira, “Ritos de Passagem”; Álvaro Villela, “Nós, os marcianos”; André Souza, “Castelo”; Carla de Carvalho, “Fina Linha”; Clara Domingas, “In memoriam”; Devarnier Hembadoom Apoema, “Vitória Régia, enquanto a cor da epo dos Ava for fíri importante do que o brilho dos eçá haverá joeopu’a”; Fábio Duarte, “Série Salvador/Ruído e Desalinho em Tons Vibrantes”; Fábio Gatti, “Eu Boneca”; Fernando Gomes, “Reencontro A”; Flávio Lopes, “Réquiem para a Velha Bahia”; Flos, “Grafiitti em mobiliário urbano”; George Neri, “Pipa”; João Oliveira, “Ficções. Segmento do dorso”; Marcio Junqueira, “Self Portrait (2012)”; Nubia Pinheiro, sem título; Pablo Cordier, “Derradeiro ato; último aplauso, Desenho”; Pedro Juarez, sem título; Roberta Nascimento, “Reação em Cadeia: Agente se Liga em Você”; Rodrigo Freire, “Code”; Rodrigo Wanderley, “Noites Interiores”; Talitha Andrade, “Diário de Notícias”; Tina Melo, “Velados”; Wianey Santiago, “Corria, enquanto atravessava. Sweet para quando estiver pensando em você não marear”; Yuri Ferraz, “Instalação com 10 pinturas”.

Fonte: PMVC