Banco de Leite Humano realiza atividades em Vitória da Conquista

1 de agosto de 2014
Foto: PMVC

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno como principal alimento para crianças de até seis meses, a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno promove, no período 1º a 7 de agosto,  em diversos países, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (Smam). A ação acontece com o tema “Amamentação: uma vitória para toda vida”.

Em Vitória da Conquista, durante a Semana Mundial, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos – administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) – promoverá diversas atividades para lembrar a importância da amamentação.

Durante a Semana Mundial, o Banco de Leite realizará visitas a outras maternidades da cidade distribuindo informações sobre a importância do leite materno. Também realizará um encontro com as doadoras cadastradas no serviço e promoverá terapia de relaxamento com as mães internadas no alojamento conjunto do Esaú Matos. 

“Nosso objetivo é divulgar essa campanha que ressalta a importância de apoiar o aleitamento materno, não só com a captação de leite para a UTI Neonatal, mas também incentivando a amamentação precoce e orientando as mães que estão internadas no alojamento com seus filhos sobre a importância do leite materno”, explicou a coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Vasconcelos.

Em 2014, até o mês de junho, o serviço coletou 581,3 litros de leite materno. Além da captação, o Banco é responsável pelo treinamento da equipe multiprofissional do hospital para que todos sejam capazes de desenvolver os dez passos para promoção, proteção e apoio ao aleitamento.

Os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” constituem um protocolo que garante ao Hospital Municipal Esaú Matos o selo de “Hospital Amigo da Criança”.

Confira os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”:

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço;

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma;

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação;

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto;

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica;

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda;

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.   

Fonte: PMVC