É com muito pesar que a CDL de Vitória da Conquista comunica o falecimento do nosso querido fundador Osmar Silveira. Filho de comerciante, mudou-se ainda jovem, na década de 50, para a capital da República, que na época era o Rio de Janeiro, pois desejava conhecer os grandes centros. Trabalhou e estudou na Academia do Comércio e após adquirir experiência voltou para Conquista e abriu o seu próprio negócio.
Já em Conquista, o então microempresário Osmar Silveira leu em uma revista sobre o Clube de Diretores Lojistas, e isso lhe chamou atenção. “Fui ao Rio de Janeiro, à redação desta revista procurar saber onde era e como funcionava o CDL para trazer para Conquista. Em Salvador já existia o CDL, mas a nossa cidade sempre foi um lugar onde havia mais comunicação com Rio e São Paulo. Chegando lá, vi que eles tinham um slogan que dizia: ‘Unidos servimos melhor’, ou seja, os lojistas unidos servem melhor ao consumidor. Aí, quando voltei, compartilhei a ideia com um amigo que era lojista, o Dilson Carvalho.” Contou o senhor Osmar, em entrevista dada à CDL para confecção do material em comemoração aos 50 anos de atividade.
Na entrevista, Osmar esclareceu que os seus amigos começaram a organizar jantares para explicar a ideia aos outros lojistas: “foi muito difícil eles entenderem a finalidade do movimento lojista, que era de promover o comércio e despertar os lojistas para as datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal… para aumentar as vendas. O comércio vive em função das vendas.”
No dia 28 de abril de 1963, um grupo de empresários fundou o Clube de Diretores Lojistas de Vitória da Conquista, entidade que mais tarde se filiara à Federação Nacional dos Clubes de Diretores Lojistas.
Este homem batalhador, empreendedor e visionário deixa de fazer parte dos nossos encontros e de nos presentear com suas histórias de lutas, empreendedorismo e transmissão de experiências. Contudo, deixa como herança, uma entidade que cumpre o papel para o qual foi criada e se orgulha muito do que Osmar Silveira fez para que hoje tivéssemos um comércio forte e reconhecido.