Recentemente, Bill Gates descreveu Warren Buffet como sendo alguém grande em delegação. Isso ocorreu ao falar sobre o momento no qual Buffet decidiu passar sua fortuna para a Fundação Bill e Melinda Gates. Se você deseja alcançar postos cada vez maiores, também deve preocupar-se em dominar a delegação. Em geral, indivíduos muito inteligentes e técnicos possuem grande dificuldade em delegar as operações que estão sob sua responsabilidade. Quando são alçados a cargos gerenciais, tornam-se centralizadores e, em vez de desenvolver outras pessoas para fazerem suas tarefas anteriores, acabam sobrecarregados com trabalhos operacionais. Isso causa muito desgaste, estresse e uma irritação permanente do gestor com seus liderados.
A causa desse problema está no desconhecimento de métodos para delegação. Mas, também, na insegurança do indivíduo em abrir mão de seu conhecimento técnico e evoluir como um gestor capaz de selecionar, desenvolver e avaliar pessoas.
Delegação exige que, aquele que sabe fazer uma determinada tarefa, seja capaz de organizá-la de maneira a ser transmitida para outra pessoa. Para isso, deverá esclarecer quais são todos os recursos que precisam estar à disposição de quem for fazer a tarefa. Também comunicar a mecânica, isto é, a sequência de ações para que ela seja executada.
Mas, um elemento fundamental e normalmente esquecido no momento da delegação, é o modelo mental requerido para fazer a tarefa. Isto é, o que você, que está delegando, pensa no momento em que faz a tarefa?
Se você não esclarece como pensa ao fazer o trabalho, viverá a sensação de que vive rodeado de pessoas que não são muito inteligentes. Isso porque, quando você faz a tarefa, dá tudo certo. Mas quando outra pessoa faz, dá errado!
Portanto, delegar é um momento fundamental de criação de conhecimento relevante para a companhia. Todo conhecimento que está somente na cabeça de uma pessoa coloca em risco a operação e o futuro da empresa.
Quanto mais elevado o cargo da pessoa que retém esse conhecimento maior o risco da empresa passar por uma séria crise, caso ela saia da companhia, ou sofra um acidente, por exemplo.
Nossa cultura empresarial ainda valoriza muito a intuição e despreza métodos. Entretanto, você não pode ensinar intuição. Não é por acaso que países como Estados Unidos e Alemanha dão profunda atenção à criação e aperfeiçoamento dos melhores métodos para se fazer qualquer coisa. Pois, eles podem ser transmitidos, treinados e aprendidos por muitos, e é isso que possibilita às organizações crescerem.
Em sua carreira, não negligencie o aperfeiçoamento de sua capacidade de delegar. Ela é fundamental para que você possa ser promovido a cargos cada vez maiores.
Fonte: Dicas Profissionais