Número de inadimplentes cresce 4,43% em julho

14 de agosto de 2014

Em julho do ano passado a alta foi de 4,36%, aponta SPC

inadimplentes
Foto: Google

No mês de julho, a quantidade de consumidores inadimplentes registrados na base de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aumentou 4,43% em relação a julho de 2013. O indicador mensal de inadimplência do consumidor tem abrangência nacional e calcula tanto o número de brasileiros inadimplentes quanto a quantidade de dívidas em atraso.

Esse resultado ficou ligeiramente acima do observado em julho do ano passado, quando o número de pessoas inadimplentes apresentou alta de 4,36%. Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a análise contextualizada do indicador de dívidas mostra que a tendência para o segundo semestre deste ano ainda é de crescimento da inadimplência. “O consumidor brasileiro sente dificuldades de pagar os parcelamentos do passado por conta das altas taxas de juros que encarecem as parcelas e por causa do atual cenário de alta dos preços, que diminui o poder de compra do salário dos trabalhadores”, explica.

Na comparação mensal do indicador, em relação a junho deste ano, o número de inadimplentes aumentou 0,42%. O crescimento é superior a todas as taxas mensais para os meses de julho desde 2010 e, na avaliação dos economistas do SPC Brasil, evidencia o atual cenário de fraca atividade econômica brasileira.

O índice em julho apontou que o número de dívidas em atraso em relação ao mesmo período do ano passado elevou-se 5,29%,o maior avanço anual registrado desde o início de 2013.

Fonte: CNDL