4 soluções de pagamento móvel para empreendedores

1 de setembro de 2014

Profissionais liberais e donos de pequenos negócios podem receber pagamentos por meio de smartphones e tablets com leitores de cartões de crédito e débito

pagamento-via-dispositivos-moveis-ou-mobile-payment

Hoje, existem soluções de pagamentos móveis oferecidas tanto de bancos quanto de startups voltadas para profissionais liberais, microempreendedores e lojistas.

De acordo com pesquisa sobre mercado de meios eletrônicos de pagamentos realizada no ano passado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), 20,4 milhões de pessoas possuem algum meio eletrônico de pagamento.

A pesquisa também revelou que estabelecimentos comerciais consultados pela entidade têm preferência pelo cartão de débito, mas o cartão de crédito tem maior participação no faturamento médio. Com a popularização do uso de smartphones e tablets, o pequeno empresário pode optar pelo pagamento móvel para não perder a clientela. Antes de transformar o celular em maquininha de cartão, é importante pesquisar as opções do mercado. Veja abaixo os detalhes de quatro soluções deste tipo.

1. Cielo Mobile

O Cielo Mobile é uma solução da Cielo voltada para profissionais liberais, microempreendedores e lojistas. O empresário pode escolher entre usar o serviço somente por meio de transação digitada no smartphone ou tablet ou por meio de um leitor de cartão acoplado ao aparelho.

O aplicativo e o leitor de cartões da marca são compatíveis com os sistemas Android e iOS e podem ser utilizados em tablets e smartphones. O download é gratuito e o custo para utilizar o leitor é de R$ 11,90 ao mês. São aceitos pagamentos nas modalidades crédito, débito, crediário e voucher (vales-refeição e alimentação).

No site da Cielo, é possível verificar a lista de aparelhos compatíveis. A taxa de transação varia de acordo com a forma do pagamento, o valor e a bandeira, entre outros fatores. Veja tabela a seguir:

Venda com leitor de cartão Taxa por transação

4,05%

Crédito parcelado

6,99%

3,19%

Transação digitada Taxa por transação

3,99%

Crédito parcelado

6,99%

Mais de 20 bandeiras de cartões são aceitas. Os pagamentos feitos em cartão de débito são creditados em um dia útil, no cartão de crédito em até 31 dias e cada parcela do crédito parcelado em até 31 dias.

2. PagSeguro

O PagSeguro oferece o serviço através de leitores de cartão. O leitor de crédito é compatível com os sistemas Android, iOS e Windows Phone e o de débito funciona nos sistemas Android e iOS. O download do aplicativo é gratuito.

O leitor que aceita pagamentos por cartão de crédito custa 118,80 reais, já o leitor que aceita pagamentos de crédito e débito custa 430,80 reais. As taxas variam de acordo com o prazo de recebimento das transações. Os pagamentos parcelados possuem uma taxa de 1,99% por parcela e a taxa para venda na internet é de 4,99%.

2,39%

Crédito

De 2,99% a 4,39%

Visa, Mastercard, American Express, Diners Club e Elo são algumas das bandeiras que o comerciante pode usar no serviço.

3. iZettle

A iZettle é uma empresa sueca de pagamentos móveis. No Brasil, a marca tem dois dispositivos com funções e objetivos diferentes. O custo para ter um leitor de cartão vai de 99 (apenas função crédito) a 420 reais (crédito e débito). São aceitos cartões das bandeiras Visa e Mastercard.

O aplicativo é compatível com os sistemas Android e iOS e a lista dos smartphones compatíveis pode ser acessada no site da empresa.

Veja abaixo a tabela com as taxas por transação, no caso do crédito parcelado há um custo adicional de 1% por parcela acrescentada. O pequeno empresário recebe os pagamentos em até dois dias úteis.

3,99%

5,99%

O banco Santander tem uma parceria com a empresa e permite que clientes comprem o leitor com reembolso de 100%. O valor é reembolsado na conta corrente depois da primeira transação efetuada.

4. payleven

Fundada em 2012, a payleven está presente em vários países. Além da solução de pagamento móvel, a marca também oferece software para fazer a gestão do fluxo de caixa e estoque.

O leitor de cartões de débito e crédito tem um custo de 418,80 reais. O sistema é compatível com Android e é utilizado via bluetooth. Veja tabela abaixo com o valor das taxas por transação. No crédito parcelado, há um acréscimo de 1,30% por parcela.

2,69%

4,39%

O empresário recebe os pagamentos por meio de sua conta bancária. Para pagamentos realizados pelo débito, o usuário recebe em até dois dias úteis. No caso do crédito à vista existem duas opções: receber tudo em 30 dias ou em até dois dias úteis.

Fonte: Exame.com | PME – Pequenas e Médias Empresas