Saiba como ensinar seu filho a lidar com dinheiro

12 de setembro de 2014

Ajude o seu filho a lidar com a mesada que você paga sem que ele perca o controle

size_590_Cofre_de_PorquinhoComo método de educação dos filhos, a mesada é aplicada. Porém, alguns pais perdem a medida desse meio de investimento e acabam fazendo com os filhos fiquem com a imagem errada do dinheiro e da sua forma de utilização. A educação financeira vai determinar se as crianças de hoje vão crescer investindo bem os seus ganhos ou se vão se endividar e não saber usar o dinheiro. Para quem não faz a menor ideia de como ensinar os filhos a lidar com o dinheiro, separamos algumas dicas.

Cofrinhos ajudam a ensinar a poupar

Poupar dinheiro é essencial para conseguir ter um futuro bom. Muito não guardam dinheiro por que não foram criados assim, com essa cultura financeira. Por isso, desde sempre, parte da mesada deve ir para o cofrinho. Compre um para o seu filho e ensine ele a guardar uma parte do dinheiro que ele ganha mensalmente. Esse ensinamento financeiro certamente vai ajudar ele a ser um adulto mais consciente e responsável.

Mesada com data marcada

mesada do seu filho deve ter data marcada para ser paga. Nada de dar o dinheiro quando puder. Quem faz isso, e paga a criança quando julgar que pode e não em um dia combinado acaba ensinando ela a quitar seus débitos financeiros quando puder e não na data devida. Ou seja, ao longo dos anos vai virar um mal pagador.

Valor da mesada adequado a idade e salário dos pais

Não adianta pagar uma mesada muito alta para o seu filho e depois não horar com as contas da casa. O valor da mesada deve ser bem menor que o seu salário. Fora isso, a criança deve ter uma espécie de plano de mesada por idade. Principalmente se o casal tiver mais de um filho. Com mais de uma mesada para pagar o planejamento é essencial.

Cobre bom comportamento e notas adequadas na escola pelo pagamento da mesada

Você ganha dinheiro de graça, sem precisar trabalhar? Garanto que a resposta é não. Por isso mesmo é importante mostrar para os seus filhos o valor da mesada. O modo certo de fazer isso é cobrar boas notas na escola e um comportamento invejável. Eles devem receber punições caso não siga essa regra. Outro ponto importante é não ficar dando dinheiro para os filhos além da mesa, sem necessidade. Se ele quiser comprar  uma roupa, por exemplo, você pode comprar, mas jamais dar o dinheiro. Porém, não exagere nos presentinhos, se não de nada vale essa educação financeira com a mesada.

Fonte: