“Infelizmente, o cenário é muito ruim. Não tem mercado e não tem crédito”, disse presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria
Uma pesquisa feita pelo Datafolha, sob encomenda do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, mostra que uma em cada cinco pequenas indústrias paulistas pretende demitir nos próximos meses. Os pesquisadores ouviram 313 micro e pequenas indústrias no estado entre 11 e 28 de agosto e os resultados aumentam a preocupação com o mercado de trabalho em um cenário de vendas fracas.
Tradicionalmente, o segundo semestre é melhor para a economia do que o primeiro, mas este ano o país chega a meados de setembro sem sinais de reaquecimento das vendas. Das empresas ouvidas, 59% acreditam que a situação vai ficar igual ou pior. Uma perspectiva oposta à de agosto de 2013.
No ano passado, 54% acreditavam que o mercado iria melhorar. Com vendas em baixa, 20% dos entrevistados disseram ter se tornado inadimplentes. Outros 39% deixaram de receber por vendas efetuadas.
Das entrevistadas que buscaram crédito, apenas 34% tiveram acesso a uma linha específica para pessoa jurídica, que tem juro mais baixo, 28% recorreram a empréstimo pessoal (12%) ou cheque especial (14%).
“Infelizmente, o cenário é muito ruim. Não tem mercado e não tem crédito. Para as empresas, só resta enxugar os custos para conseguir dar conta das despesas”, afirmou Joseph Couri, presidente do Simpi, cujo setor representa 1,5 milhão de empregos diretos apenas no estado de São Paulo.
Fonte: Correio* 24 horas