Confiança e pensamento no futuro são algumas das dicas para encontrar um novo trabalho
Casamento, filhos e estabilidade financeira. Estes são apenas alguns dos motivos que levam muitas mulheres a permanecerem em seus empregos, mesmo desmotivadas e infelizes. A conclusão é de Ashley Milne-Tyte, jornalista e colaboradora do Entrepreneur, após análise de informações de uma pesquisa realizada neste ano pelo Centro para Mulheres e Trabalho, da Universidade de Rutgers, nos EUA.
Segundo Ashley, a cobrança que as muheres exercem sobre elas mesmas é tão grande que, mesmo quando não estão contentes no emprego, acham que devem ser gratas por tudo o que possuem. “Para não largar a profissão, a mulher cria várias desculpas, tais como: ‘eles precisam de mim’, ‘este trabalho é o que tenho’, e ‘eu devo isso à empresa’”, afima.
Para Terri Boyer, diretor executivo do Centro para Mulheres e Trabalho e coautor da pesquisa, nos primeiros meses após a contratação, homens e mulheres abandonam o trabalho em números iguais. “No entanto, a situação muda quando falamos de um emprego a longo período. Nesse caso, eles são mais propensos a desistir do que elas”, diz.
Boyer ainda pontua o medo do “próximo salário”, como justificativa para as mulheres permanecerem com a mesma tarefa. “Elas ainda ganham menos que os homens e a preocupação financeira influencia muito na decisão”.
Confira abaixo cinco dicas de Ashley para as mulheres que ainda estão criando coragem para largar o emprego:
1 – Leve a sério a decisão
Se o trabalho anda fazendo mal a você, leve a sério o fato de abandoná-lo. “Decisão tomada, pare de pensar no antigo emprego e comece a executar seus novos planos”.
2 – Economize dinheiro
“Manter algumas economias pode te ajudar financeiramente, caso você tenha dificuldades para encontrar rapidamente algo novo”
3 – Acredite em si mesma
Confiar nas habilidades que adquiriu no antigo emprego é a chave para manter a autoconfiança. “Não subestime o que você conseguiu ao longo dos anos, e em como você pode transformar isso em um novo negócio. Se necessário, peça aos amigos ou familiares para lembrá-la das conquistas”.
4 – Mantenha relações profissionais
Você e seus colegas de trabalho podem ser muito amigos, mas eles não são a sua família. “Não deixe que o conforto dessa relação supere o seu desejo de dar um salto na carreira”.
5 – Pense em quem você quer ser
“Foi muito dificil eu me afastar de uma rádio nacional bem conhecida nos EUA e ser apenas eu, uma jornalista colaboradora. Mas, o que eu tenho agora, é uma satisfação imensa e uma realização profissional que nunca tive em meus trabalhos anteriores”, afirma Ashley.
Fonte: G1 – Pequenas Empresas e Grandes Negócios