A previsão é de que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas em 2014. O ticket médio atual é R$ 292,47
Nos negócios de uma das maiores empresas de frete do País, a JadLog, o comércio eletrônico (e-commerce) representa hoje 23%. Há dois anos, a fatia era de 15%. No ano passado, a empresa investiu R$ 6 milhões em tecnologia da informação, também de olho no aumento da área on-line.
O exemplo da JadLog reforça a informação de como o mercado de vendas pela internet – que deverá contar este ano com cerca de 13 bilhões de visitas nos sites do segmento -, tem feito o setor de entregas correr para acompanhar a velocidade dos cliques de compras.
A previsão da empresa, que contabiliza cerca de 500 franquias, é de que haja crescimento das entregas relacionadas ao e-commerce no mesmo ritmo das vendas do segmento, que em 2013 teve elevação de 28% e atingiu faturamento de R$ 28,8 bilhões, segundo informações da consultoria e-bit.
“Hoje em dia, muitos itens que se comprava apenas em lojas físicas, como meias, sapatos, bolsas, maquiagem, entre outros, passaram a ser adquiridos pela internet”, lembrou o diretor comercial da JadLog, Ronan Hudson.
Segundo o diretor, a informação exata é um item imprescindível na cadeia de supply chain para uma gestão eficiente, redução de custos e tempo de entrega competitivo. Assim, uma das iniciativas da empresa foi adotar o aplicativo para smartphones e tablets chamado Baixa on Time. Com ele, os entregadores abastecem o sistema com informações no ato das entregas. “Assim, as informações são disponibilizadas ao cliente em tempo real”.
Conforme o executivo, os negócios da JadLog apresentaram incremento de 16,2% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho reforça a projeção de crescimento anual da empresa de 15% em relação a 2013. O que fará a companhia saltar dos cerca de R$ 325 milhões obtidos ano passado, para cerca de R$ 375 milhões até o final de dezembro próximo.
O resultado vem da conquista de novos clientes e do aumento do volume de operações, principalmente para os ramos varejo, têxtil e automotivo. Para atender ao mercado, a companhia conta hoje com 240 caminhões e carretas e mais de 1.600 utilitários.
Cidades com potenciais
O levantamento da consultoria Conversion foi feito a partir de mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais. O resultado mostra que o e-commerce nacional terá cerca de 130 milhões de pedidos em 2014.
A previsão é de que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas em 2014. O ticket médio atual é R$ 292,47. O tempo médio de visita dos compradores brasileiros é de pouco mais de três minutos.
O CEO da Conversion, Diego Ivo, afirmou que o resultado da pesquisa surpreendeu ao observar a opção do consumidor em adquirir produtos via internet. “O e-commerce vive um processo de grande amadurecimento no País e o nível de confiança em realizar compras pela internet vem crescendo”.
Para ele, o fato mais relevante é o alto índice de crescimento do e-commerce nacional, com previsão de aumento de 26% nas vendas em relação a 2013. “Se pensarmos que a economia nacional deve crescer apenas 1% este ano, os números do comércio eletrônico são extraordinários”, finalizou.
Fonte: DCI – Diário Comércio Indústrias & Serviços