Indicador aponta nova queda nas vendas a prazo

7 de outubro de 2014

Juros elevados e inflação contribuíram para o resultado negativo, segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti

compras - Getty ImagesApós crescer em agosto, o número de consultas para vendas a prazo voltou a cair em setembro, de acordo com o indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). No mês passado, houve queda de 0,10% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.

Juros elevados e inflação contribuíram para o resultado negativo, segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “O quadro de enfraquecimento da atividade econômica tem se refletido de modo negativo no consumo. A inflação reduz o poder aquisitivo dos consumidores, principalmente daqueles com menor renda. Por isso, as compras de produtos com maior valor agregado, que geralmente são parceladas, têm sido adiadas”, disse. Da parte dos lojistas, tem havido maior rigor na concessão de crédito.

Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL, diz que a expectativa dos lojistas é que, com as contratações temporárias de fim de ano e o aumento do poder de compra com o pagamento de reajustes salariais e do 13º salário, as vendas apresentem uma leve recuperação nos próximos meses.

Na comparação com agosto, as vendas cresceram 0,43%, resultado creditado ao lançamento de coleções de roupas e calçados, em função da mudança de estação. Mas o fraco resultado das vendas a prazo também se repetiu no acumulado do ano. Até setembro frente a igual período de 2013, as vendas parceladas têm queda de 0,91%.

Fonte: Valor Econômico