Não é porque um empregado faz o trabalho de maneira diferente que ele não consiga fazê-lo bem
É uma questão de manter a sanidade mental – e também de avanço do negócio. Uma hora, você precisa se desapegar de algumas tarefas e delegar. Como disse James Cash Penney, fundador da rede de varejo americana JC Penney, “a maneira certeira de um executivo se matar é negar-se a aprender como, quando e para quem delegar trabalho”.
Harvey Mackay, empresário e autor de livros de gestão e vendas, afirma: “As pessoas não vão desapontá-lo se entenderem que o seu destino está nas mãos dela, e vice-versa”.
Os gestores muitas vezes confundem delegar com repassar trabalho. Então eles não delegam e acabam perdendo o seu tempo – além de recursos da companhia.
“Na minha empresa, chegou um dia em que nós havíamos crescido ao ponto em que eu precisei contratar uma pessoa para comandar a empresa no dia a dia, enquanto eu olhava para o horizonte, estudando a nossa indústria e o nosso futuro. Eu aprendi rapidamente que delegar exige um desvio fora da sua zona de conforto”, afirma Mackay.
Então, como se começa a delegar com sucesso? Vejas dicas que o empresário deu.
1. Não procure a perfeição
O seu objetivo é completar a tarefa, e não criar uma obra de arte. Estabeleça um padrão de qualidade e um tempo justo para atingi-lo. Uma vez que você determinou as expectativas, deixe a sua equipe decidir como desenvolver o projeto.
2. Dê instruções detalhadas
Tenha a certeza de que seu funcionário tem todas as informações necessárias para entregar o trabalho. Confirme se ele ou ela entende e aceita as exigências.
3. Pare de acreditar que você é o único que pode fazer o trabalho
Não é porque um empregado faz o trabalho de maneira diferente que ele não consiga fazê-lo bem. Se você determinou o objetivo e os padrões para seguir, a metodologia não deve ser necessariamente a sua. Uma parte importante de delegar é que o processo ajuda a desenvolver os profissionais e cria um ambiente de trabalho melhor.
4. Concentre-se no treinamento
Delegar não significa repassar o trabalho que você não gosta de fazer, mas sim deixar os funcionários aumentarem suas habilidades. Na medida em que você dá maior responsabilidade, é importante entender que aprender novas técnicas pode significar cometer erros. Não puna os empregados que fazem um esforço de boa-fé para realizar tudo da melhor maneira.
5. Verifique o progresso
Deixe o funcionário fazer o trabalho, mas olhe o progresso periodicamente. Não é necessário acompanhar todos os movimentos. Quando você desenhar as expectativas, no começo, determine também os momentos de verificação.
6. Agradeça a quem aceitou a responsabilidade
Tenha a certeza de que os esforços dos seus funcionários são reconhecidos e apreciados.
A moral da história, segundo Mackay: os melhores gestores têm como objetivo tornarem-se desnecessários para sua equipe.
Fonte: Revista PE & GN