Para adotar uma árvore ou denunciar algum ato de agressão ao meio ambiente, o cidadão pode ligar para (77) 3429-7900
Ao arborizar a cidade, ou seja, ao plantar árvores de porte em praças, parques e canteiros da cidade, o poder público municipal contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como para o embelezamento da cidade. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas conseguem identificar a importância desse gesto, destruindo, por vezes, as mudas de árvores plantadas na cidade, a exemplo do que aconteceu nessa semana com as palmeiras que a Prefeitura Municipal plantou, há quatro meses, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, em parceria com comerciantes da área.Algumas das plantas já apresentavam brotos, por isso não há como recuperá-las.
Para promover a conscientização e o engajamento dos moradores, bem como para preservar as áreas verdes da cidade, a Prefeitura solicita o auxílio de todos os moradores de Vitória da Conquista na preservação das outras árvores que ornamentam a área urbana da cidade. Afinal, cabe à Administração Municipal cuidar da manutenção de todas as áreas verdes situadas em locais públicos como praças, avenidas e canteiros – e esse procedimento é feito periodicamente por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mas cada um dos habitantes da cidade também pode colaborar, entrando em contato com o Governo Municipal quando vir alguma forma de vandalismo contra as áreas verdes locais.
Desse modo, caso saiba de alguma forma de agressão semelhante contra o meio ambiente, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do telefone (77) 3429-7900. O mesmo número pode ser utilizado se o morador estiver interessado em que a Prefeitura plante uma árvore num local próximo de sua casa. São os chamados casos de “adoção”, quando alguém se compromete, voluntariamente, a cuidar de uma planta, molhando-a e adubando-a, até que ela cresça.
No horto florestal, mantido pela Prefeitura, há mais de 16 mil mudas. São jacarandás, flamboyants, sibipirunas, ipês, entre várias outras, que, gradualmente, estão sendo espalhadas por vários pontos da cidade. As mudas estão sendo levadas, inicialmente, às avenidas da cidade. Em seguida, passarão a ser plantadas nas praças públicas.
Fonte: PMVC