Rumo da moeda norte-americana ainda é incerto e divide até mesmo os analistas do setor
Os brasileiros que têm a intenção de comprar dólares para ir ao exterior nos próximos meses devem ficam atentos com o valor da moeda estrangeira. De acordo com analistas, o rumo da divisa norte-americana ainda é incerto, o que transforma a compra aos poucos na melhor opção.
Na última sexta-feira (24), antes mesmo da reeleição da presidente Dilma Rousseff, o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, avaliou que a alta do dólar deve influenciar os gastos com viagens nos próximos meses.
Apesar do fim das especulações eleitorais, o analista-chefe da Walpires Corretora, Leandro Martins, recomenda que os brasileiros com viagem já marcada para o exterior fiquem atentos, já que, para ele, a moeda norte-americana pode subir ainda mais durante os próximos meses e encostar nos R$ 2,70.
— Quem precisa realmente viajar, é importante já se proteger. (…) É interessante ir comprando [dólares] aos poucos e, em qualquer novas quedas, ir comprando mais.
Fernando Bergallo, gerente de câmbio simplificado da corretora TOV, diz que não espera por uma alta tão acentuada do dinheiro norte-americano ao longo dos próximos meses. Para ele, o adequado é não desmarcar a viagem, mas optar pela compra fracionada da moeda.
Guarde seus dólares
Bergallo reforça que a compra do dólar turismo não é um investimento porque “a diferença entre o valor de compra e o de venda é muito grande”.
— Em vez de vender, eu recomendo que guarde [o dinheiro] para uma próxima viagem. Só se deve vender se não tiver uma expectativa de médio prazo para viajar.
Leandro, por outro lado, recomenda que as pessoas com reservas da moeda estrangeira mantenham o dinheiro guardado por mais algum tempo e esperem por um salto ainda maior do dólar.
— No momento, o ideal é aguardar um pouco mais para poder vender, porque a Bolsa já caiu bastante e qualquer novidade pode fazer o dólar subir ainda mais.
Fonte: R7