O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) divulgaram os resultados da pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2014. Entre os 681 consumidores entrevistados nas 27 capitais brasileiras, 87% pretende presentear no Natal, representando um aumento em relação ao mesmo período de 2013, com 67%.
Com o objetivo de estimar a previsão de vendas, a pesquisa procurou identificar as características dos presentes mais comprados, analisando o tipo de produto, quantidade, ticket médio e local de compra. De acordo com a pesquisa, nove a cada dez brasileiros farão suas compras no final do ano em uma média de 4,3 itens por pessoa. O ticket médio aumentou de R$ 86,59 em 2013 para R$ 122,40 em 2014. Em contraponto, um terço dos entrevistados pretende gastar menos, pois 51% tem a sensação de que os presentes estão mais caros e o motivo, para 70%, é a inflação.
Sobre as formas de pagamento, 50% escolheu o dinheiro e em segundo lugar está o cartão de crédito parcelado. O preço foi considerado o fator decisivo na escolha do local de compra dos presentes para 63% dos entrevistados. Ainda assim, os shopping centers são os locais mais procurados para as compras. Os artigos com os quais os entrevistados querem presentear são: roupas (77%), calçados (50%) e perfume e outros cosméticos (45%).
Neste ano, um a cada cinco presentes de Natal será comprado pela internet. Os sites mais procurados, segundo 71%, são Americanas, Submarino, Ponto Frio e Casas Bahia. Depois, aparecem lojas virtuais de roupas, calçados e acessórios. Por outro lado, caiu o número de pessoas que irá comprar tudo pela internet. O atraso nas entregas fez com que a porcentagem baixasse de 41%, em 2013, para 9%, em 2014.
Fonte: Propaganda e Marketing – Online