Uma vitrine bem elaborada pode elevar o faturamento da loja em 40%, segundo pesquisas. Sendo o período natalino um dos mais movimentados do comércio, as vitrines devem receber uma atenção especial por parte dos lojistas.
“A vitrine é o cartão de visitas da loja”, assim classifica a consultora do SEBRAE, Karine Grisi, em entrevista à CDL de Conquista. Karine dá dicas e fala das tendências e dos cuidados que os lojistas precisam ter ao elaborar uma vitrine.
Quais são os cuidados que se deve ter ao ornamentar uma vitrine?
Karine Grisi – Antes de falar em vitrine, precisamos observar como a empresa está se comunicando com o mercado. Existem vários canais de comunicação para que esta empresa consiga ter um acesso maior aos seus clientes. A vitrine é um dos canais importantes.
Para compra por impulso, ou seja, aquela compra que não é planejada, a vitrine tem uma grande influência. Esta acontece por conta do estímulo visual. A primeira pergunta que o lojista deve fazer é: “o que a minha vitrine quer comunicar?”. Atualmente existe uma grande tendência de criar vitrines temáticas, não só vitrines com exposição de produtos. A vitrine precisa passar uma mensagem porque ela se comunica com o cliente.
Existem algumas características de clientes: os passantes – são os que passam em frente à loja, e podem parar em frente à vitrine ou não; os entrantes – que entram na loja por conta da vitrine ou por outros estímulos de comunicação; e os comprantes/recomprantes… Mas nós queremos é que o público que passa em frente à vitrine se sensibilize com aquela mensagem, pare, faça a leitura daquela mensagem e sinta o desejo de comprar aquele produto. Então, a tendência é que vitrine não seja apenas um expositor de produtos, mas deve haver a criação de uma história, de um contexto.
Uma vitrine bonita e bem elaborada desperta o desejo do consumidor entrar na loja. No contexto natalino, a iluminação e ornamentação da vitrine podem influenciar na venda do produto?
Karine Grisi – Uma pesquisa do SEBRAE identificou que o aspecto visual da vitrine pode ampliar as vendas de 12% a 40%, ou seja, a vitrine tem um impacto muito grande no faturamento da loja, no aumento das vendas.
Quanto mais a vitrine for elaborada e quanto mais ela se comunicar realmente com o cliente, quanto mais o lojista investir em decoração, na iluminação, principalmente lojas do comércio de rua (em que o consumidor está exposto a vários outros estímulos para chamar a atenção como outdoor, carro de som, fachadas, panfletos), mais ela tem chance de sair na frente.
Por exemplo: uma vitrine de Natal que crie um cenário, a magia da noite de Natal, com certeza vai gerar emoção. E esta é a palavra-chave!
Com que frequência em que o cenário da vitrine deve ser trocado?
Karine Grisi –Atualmente, a orientação é: a vitrine deve compor um calendário que contemple datas comemorativas, datas festivas da cidade, estações do ano, situações sociais em que aquela comunidade está inserida. Um exemplo, em Conquista, temos a exposição agropecuária, no início do ano. Então, as lojas da cidade podem fazer vitrines temáticas que as vinculem àquele evento festivo da cidade.
O que deve ser mudado periodicamente, toda semana ou todo dia, são as peças de roupas, ou os produtos. Vai depender muito do fluxo de pessoas que passam em frente à loja.
O que deve permanecer até a próxima data comemorativa são elementos decorativos, que são os enfeites.
As vitrines que já estão enfeitadas a 30, 45 dias para o Natal devem ser trocadas no dia 26 imediatamente para o réveillon: as peças, os produtos e os elementos decorativos.
Quais são as dicas para que o lojista elabore uma vitrine para o Natal?
Karine Grisi – Antes de tudo, verificar a manutenção e cuidado da vitrine:
Limpeza e higiene, porque o olhar do cliente pode bater naquela poeirinha que está no canto. Depois disso, observar se as paredes e o teto precisam de pintura, o que deve ser reformado. E a iluminação é primordial. Mesmo durante o dia, as luzes da vitrine devem estar ligadas. E, se a loja utiliza manequins, observar o estado de conservação, o penteado, por exemplo.
Terminado com a manutenção, o lojista deve trabalhar a mensagem de acordo com a proposta da loja. Se já existe uma campanha promocional, esta deve ser encaixada dentro da concepção da vitrine. Pensar na ideia, pesquisar para que os elementos decorativos valorizem a vitrine.
Por último, a escolha das peças que vão ficar expostas. Identificar quais são os produtos, a coleção que o lojista tem interesse em comercializar… ele deve valorizar e trazer para a vitrine o carro-chefe e evitar a poluição visual. Lembrando que “menos é mais”.
É importante contratar um profissional capacitado para elaborar a vitrine, ou capacitar um colaborador para esta função. A vitrine é o cartão de visita da loja.
Por Ascom CDL