Entrevista: Cláudia Dutra, a primeira mulher presidente da CDL de Conquista

26 de dezembro de 2014
Cláudia Dutra
Cláudia Dutra, a primeira mulher Presidente da CDL de Conquista

A empresária Cláudia Dutra Melo Pereira, proprietária da Loja Plataforma By Cláudia, foi eleita presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista para o mandato do biênio 2015/2016. Esta vai ser uma gestão histórica para a CDL de Conquista, pois, pela primeira vez, a entidade terá quatro mulheres na linha de frente: a Presidente, a Vice-presidente e duas Diretoras.

Formada em Ciências Contábeis, Claudinha, como é conhecida, é casada há mais de 30 anos com o empresário George Pereira, mãe de 3 filhos: Monique, Vanessa e George. Foi bancária por 15 anos e é lojista há 16 anos. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista – ACIVIC por 4 anos.

A nova diretoria levanta a bandeira da Revitalização do Comércio e Centro Comercial. Em entrevista ao site da CDL, a Presidente eleita fala como será a nova gestão.

Quais são os planos para a sua gestão no próximo biênio?

No biênio de 2015/2016, vamos começar atuar, basicamente, buscando soluções para o Centro Comercial e o Comércio de Conquista, visto que há uma cobrança antiga nesta tão sonhada e esperada revitalização. Sabemos que a cidade cresceu – e continua crescendo bastante – e não podemos ficar parados. Apesar de termos um grande comércio atuante, estamos diagnosticando as nossas dificuldades e iremos pontuá-las, juntamente com todos os que participam desta gestão, com o poder público municipal, com nossos deputados, com as outras instituições representativas de classe, com os parceiros e a com classe empresarial, para que possamos realmente modernizar o comércio com ações que reforcem ainda mais o segmento varejista.

A CDL de Conquista é considerada uma das associações empresariais com maior credibilidade e dinamismo da Bahia, referência, inclusive, para outras CDLs. A senhora vai entrar para a história da entidade como a primeira mulher a assumir o cargo de presidente, assim como a empresária Sheila Andrade, no cargo de vice-presidente. Como a senhora vê esse desafio?

Participamos, há bastante tempo, da diretoria da CDL, bem como da gestão da Associação Comercial. E, usando esta experiência, fizemos o convite para outras mulheres que aceitaram e estão dispostas a trabalhar pela classe empresarial da nossa cidade. Sabemos que a CDL é referência para um grande número de cidades que buscam nossos serviços, nosso apoio e nossa experiência para ajudá-las na implantação de novas instituições e modernizar as existentes.

Vamos dar continuidade a esse grande trabalho que vem sendo feito na CDL. São 51 anos de história com trabalhos ininterruptos, e pretendemos dar continuidade, identificando os pontos fracos e pontos fortes, dando uma versão feminina à administração Esperamos acrescentar valores comerciais, bem como valores associativistas, pois as instituições, assim como a CDL, não sobrevivem sem o associado. Temos um grande número de associados, mas também temos um grande número de empresas com CNPJ para visitar e convidar para o associativismo para que, de fato, a instituição possa representar os comerciantes e as suas reivindicações.

Sabemos que o trabalho no setor varejista demanda tempo e dedicação. A senhora, além de empresária do varejo, é mãe, esposa, foi presidente da Associação Comercial, e agora presidente da CDL. Qual o segredo para desempenhar todas essas funções ao mesmo tempo?

A mulher parece que já nasce com o dom de administrar várias questões ao mesmo tempo. Talvez seja a educação que nos é dada desde muito pequenas. Até nas brincadeiras, quando aprendemos a cuidar das nossas bonecas, nos sentimos mães. A confiança que nos é passada para desempenhar várias funções já vem sendo formada na nossa personalidade, e quando a alcançamos a maturidade, passamos a fazer com que as horas do dia se multipliquem – acordando mais cedo, dormindo mais tarde – para que possamos nos dedicar à família, à nossa atividade comercial e acadêmica, à funções associativistas e comunitárias, ao nosso próprio bem-estar, pois a mulher quer ficar bonita, se sentir bonita e para isso precisamos estar com o cabelo arrumado, pele tratada, unhas feitas… a beleza representa muito mais para o psicológico da mulher do que para o do homem. E usamos esse lado feminino de conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo. E nós conseguimos fazer tudo isso com eficiência e eficácia e, diga-se de passagem, com muito capricho, dedicação e em cima do salto!

Por Ascom CDL