Economistas ajudam a organizar as contas do começo do ano

5 de janeiro de 2015

Uma família gasta de 20% a 30% a mais com luz, água, alimentação e roupa. É cortando esses gastos que ela vai conseguir um dinheiro extra

O ano começa e com eles também surgem as contas: IPTU, IPVA, material escolar. Segundo os educadores financeiros, uma família gasta de 20% a 30% a mais com luz, água, alimentação e roupa. Cortando esses gastos extras é possível conseguir um dinheiro para ajudar a pagar as contas do começo do ano.

“Tem que reduzir gastos em excesso em todos os sentidos: energia elétrica, água, alimentação. Em média, temos um excesso de 20% a 30% em tudo que consumimos”, explica o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Segundo o especialista, quem tiver dinheiro na conta deve pagar à vista os impostos que dão desconto. “Não existe aplicação nenhuma que dê maior que o próprio desconto do IPVA, do IPTU, material escolar. Se tiver dinheiro para comprar à vista, sempre será uma boa vantagem”.

Em São Paulo, o desconto para pagamento à vista do IPVA é de 3%. Para quem vai parcelar, o primeiro pagamento é em janeiro. No IPTU, o desconto à vista é de 4%.

Além dos impostos e das despesas com escolas, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito mostra que metade dos consumidores de São Paulo só vai terminar de pagar as compras de Natal em maio.

Fonte: G1 – Jornal Hoje