Entidades projetam vendas tímidas com alta de 5%. Já grandes players falam em incremento de dois dígitos e apostam nos produtos licenciados na data
O período de volta às aulas traz ao comércio um otimismo moderado. Com preços 8% maiores, a estimativa é que o período apresente 5% de movimentação na comparação com 2014, ou seja, fique estável na comparação anual.
A estimativa de um dígito de incremento é da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) e, segundo o presidente da entidade, Maurício Stainoff, o aumento na tributação na categoria deixará o consumidor mais receoso na hora de comprar. “Este aumento no preço dos produtos de papelaria pode enfraquecer o comércio, mas, mesmo assim, esperamos manter a média de vendas do ano passado, que esteve em 5%”, afirmou.
A explicação para esse aumento, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) é a elevação do valor do dólar, que influencia no preço de diversas matérias primas dos materiais escolares ao longo de 2014; os reajustes salariais superiores aos índices de inflação em diversas categorias profissionais ligadas ao setor.
Otimismo
Apesar da desaceleração nas vendas de modo geral no setor, algumas redes seguem otimistas e com estoques abastecidos. A rede de papelaria e artigos de informática Kalunga projeta incremento das vendas em dois dígitos. “Prevemos alta de 20% nas vendas na comparação com 2014. Até o dia 10 deste mês percebemos boa movimentação e vendas nos mesmos níveis do igual período de 2014, disse ao DCI o diretor comercial da rede, Hoslei Pimenta.
O executivo afirmou, também, que foi necessário repassar o aumento do custo da produção dos itens para o consumidor. “O repasse não foi integral”, argumentou ele. Com isso o tíquete médio ficou um pouco maior este ano. “Até o dia 10 de janeiro o gasto médio foi de R$ 109,77. No ano passado, de janeiro a 15 de março, ele ficou em R$ 98,61”.
As redes supermercadistas também estão otimistas com as vendas deste período. O Extra, do Grupo Pão de Açúcar (GPA) espera incremento de 10% nas vendas no período. A rede investiu em ação promocional como forma de atrair o cliente ao ponto de venda. O licenciado escolhido para a iniciativa foi os da Disney.
Varejo popular
Na bandeira Armarinhos Fernando, a estimativa é de crescimento um pouco maior. “A nossa expectativa é de 8% de crescimento frente a 2014. A gente sabe que não será fácil”, afirmou ao DCI o gerente geral da unidade do Armarinhos Fernando da 25 de Março, Ondamar Ferreira.
Segundo o executivo, os estoques foram ampliados em 15% e estão equilibradas as vendas de produtos licenciados e os convencionais. “Está bem dividida essa compra”, afirmou. Ferreira afirmou também que os consumidores estão utilizando mais o cartão de crédito para a compra de material escolar. “Cerca de 60% das nossas vendas são no cartão e 40% em espécie”.
Fonte: DCI Online