Nada substitui horas de sono perdidas – mas se você não tem escolha e precisa pular da cama, siga essas dicas para amenizar os efeitos da falta de sono
Você dormiu mal a noite passada. Ou não dormiu. Mesmo assim, tem um dia importante pela frente – uma prova, uma reunião no trabalho – e precisa estar “inteiro” para aguentar as atividades. Apesar de especialistas alertarem que não há como substituir as horas de sono perdidas, há maneiras de amenizar os seus efeitos adversos.
Separamos algumas dicas, reunidas pelo pessoal da NyMag. Confira:
Não aperte o botão soneca – aqueles 10 minutos extras de sono podem parecer maravilhosos na hora, mas esses cochilos não te ajudam a descansar mais, nem a te deixar mais alerta na hora de acordar. A dica do especialista em sono de Harvard, Orfeu Buxton, é colocar o despertador para o último minuto possível, quando você absolutamente precisa sair da cama. Dessa forma, você tem mais tempo de sono restaurador.
Não pule o café da manhã – faça sua primeira refeição até uma hora depois de acordar. Estudos mostram que isso estimula sua performance cognitiva. E, apesar da vontade de comer um doce, muitos carboidratos e açúcar não são uma boa escolha: tudo o que causa um pico de açúcar ou insulina pode te deixar com mais sono depois. De acordo com Buxton, o açúcar é como um botão de soneca – vai te ajudar por alguns minutos e, depois, você terá que lidar com as consequências.
Tome um pouco de cafeína – de acordo com especialistas, a dose ideal é 400 miligramas de cafeína por dia. Uma xícara de café tem cerca de 100 miligramas. Distribua suas xícaras de café por seu dia.
Dê uma volta – a luz do dia pode te ajudar a se sentir mais alerta, de acordo com Sean Drummond, psiquiatra da Universidade de Califórnia em San Diego. Para isso, o ideal não é usar óculos escuros. Se você puder, faça uma caminhada a um ritmo mais acelerado ou corra um pouco.
Tarefas difíceis primeiro – deixe a procrastinação de lado. Se você precisa trabalhar em algo difícil, encare essa tarefa como uma prioridade e inicie seus trabalhos assim que possível. E isso tem uma explicação simples – como você não dormiu bem, a tendência é que você fique ainda mais cansado durante o dia. Então você estará mais alerta/disposto logo nas primeiras horas de trabalho.
No almoço, escolha alimentos leves – grãos integrais, vegetais, proteína magra. Todo mundo fica com mais sono depois do almoço e uma refeição pesada só vai potencializar o seu cansaço.
Durante a tarde, cumpra tarefas ‘braçais’ – por mais que você trabalhe em um escritório. Organize seus arquivos, responda a todos os e-mails, limpe a mesa. Como você já fez o trabalho mais difícil pela manhã, agora é a hora de fazer tarefas mecânicas, que não demandem muito esforço cognitivo.
Fonte: Revista Galileu