Por que algumas empresas e profissionais prosperam e outros não?

23 de fevereiro de 2015

“Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos ‘DETALHES’ que a maioria despreza.” Henry Ford. Começo minha publicação com a pergunta: O que, exatamente, Henry Ford queria dizer ao proferir esta frase?

prospecçao

Hoje ao me deparar com esta citação de um grande nome da administração, fiquei inquieta refletindo sobre ela: primeiro porque faz muito sentido se olharmos para mercado e percebermos que alguns negócios prosperam e outros não. Você não precisa ser empreendedor, empresário, CEO sequer ser formado em Administração para perceber que algumas empresas cometem alguns deslizes tão óbvios que até uma criança de 5 anos perceberia que tais decisões não foram inteligentes.

Então…vamos tentar entender alguns dos ‘DETALHES’ aos quais Ford se referia:

DETALHE #1 – Marketing

Vamos falar aqui da razão de ser das empresas: O CLIENTE. Ainda vejo muitas empresas que não se relacionam com eles (nós) do jeito que merecemos; que não sabem (e não vão) onde eles estão. Acham que atender de qualquer jeito resolve, e que basta “tirar” o dinheiro do bolso deles.
Esquecem que é preciso entregar valor ao cliente e que a venda deve ser feita de maneira consciente que represente um ganho significativo para o cliente e que, acima de tudo, se não for capaz de atendê-lo da maneira que ele merece, não o sujeita a ter uma experiência ruim na sua empresa. Algumas empresas perceberam isto, e sabem que sua missão não é ganhar dinheiro e sim entregar valor ao cliente, e como consequência natural, o cliente satisfeito muito além de entregar o seu dinheiro recomenda estas empresas a outros clientes que, por sua vez, “constroem” uma relação de parceria que rende muitos negócio$$$, fazendo com que as empresas (de sucesso) ganhem, cada vez mais, novos mercados.

DETALHE #2 – Gestão de Pessoas

Assunto diretamente relacionado com a entrega de bons produtos, serviços e ao atendimento de qualidade, cuidar da Gestão de Pessoas vai muito além de ter uma equipe satisfeita: trata-se de ter CLIENTES SATISFEITOS . Por isso, contratar, manter, desenvolver e motivar as pessoas para que virem seus parceiros nos negócios é obrigação das empresas, pois é assim que a entrega de valor chega ao mercado e é assim que você transforma seus clientes em seus verdadeiros advogados, defendendo a sua empresa e a sua marca nos quatro cantos do universo.
Por incrível que pareça a maioria dos que ocupam o cargo de “dono” da empresa ainda enxerga o seu pessoal como uma despesa, que “contratar de qualquer jeito” e pagar o mínimo possível para diminuir tal despesa faz parte de uma estratégia de sucesso nos negócios. Sinto informar, mas olhando para a realidade vemos que não existe atitude tão ingênua como esta, e que o empresário deveria ter vergonha de pensar assim.

DETALHE #3 – Administração Financeira

…”A carga tributária é alta, a folha de pagamento pesa no orçamento, o preço é determinado pela situação do mercado e pelo quanto o meu cliente está disposto a pagar etc. etc. etc.”…

Todo mundo adora reclamar, e os “donos de negócios” repetem este mantra quase que como uma oração, como se falar fosse adiantar alguma coisa. Vendo que a maioria prefere deixar este trabalho para o “contador” e que não dá a mínima para a legislação tributária, que a maioria “assalta” o caixa da empresa como se fosse seu próprio patrimônio, que tem preguiça de analisar os relatórios financeiros e que, na maioria das vezes, sequer os entende, fica fácil entender que quando um empresário que resolve administrar as finanças da sua empresa e lidar com estes fatos de maneira inteligente, ao invés de ficar apenas reclamando, tem sucesso nos seus negócios, pois sabem que para administrar é preciso ter controle e para ter controle é preciso conhecer.

DETALHE #4 – Planejamento

Quer ver se uma empresa ou profissional tem planejamento? Observe se tem “incêndios” a serem combatidos diariamente. Ser bom em resolver problemas é característica essencial de quem não está acostumando a se planejar. Não estou dizendo que o planejamento evita todos os males de uma empresa, mas que esta ferramenta é essencial para evitar que a maioria dos problemas acabe tomando tempo de recursos valiosos da empresa. Ao se planejar você conhece o “terreno” e tem o domínio da situação; um bom planejamento permite que você tome as decisões mais inteligentes quando algo der errado.
É triste ver que a maioria das empresas costuma valorizar os profissionais que trabalham 18 horas por dia para resolver um problema em vez de dar valor àquele que não tem o nome na heroica calçada dos “apagadores de incêndio”, mas que soube evitar que estes incêndios acontecessem fazendo um bom planejamento em poucas horas.

DETALHE #5 – Administração do Tempo

Deixei este tópico para o fim propositadamente. Ouso citar outro grande nome, Albert Einstein, que disse o seguinte: “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento”.

Sim, administrar o tempo está diretamente relacionado com fazer um bom planejamento, e fazer um bom planejamento está relacionado a ter uma boa estratégia e ter uma boa estratégia está relacionado a ter sucesso no mercado. É uma questão de disciplina e de aprendizado contínuo. Nas empresas, a boa administração do tempo deve fazer parte da cultura em todos os níveis da escala hierárquica, começando pelos diretores, donos, gestores, CEO’s etc. até os níveis mais operacionais.

Afinal, tempo É DINHEIRO.

Fonte: RH Portal