Índice de satisfação com a compra de bilhetes aéreos, de trem e de ônibus pela web é de 94%
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estimam que 15,3 milhões de pessoas compraram passagens pela internet em 2014 – incluindo bilhetes aéreos, de trem e de ônibus. A projeção foi feita com base em uma pesquisa encomendada pelas duas instituições para analisar o mercado de turismo na internet Além disso, o estudo mostra que o índice de satisfação com a compra de passagens pela web chega a 94%. O valor médio por compra é de R$ 1.079,00 (incluindo trechos nacionais e internacionais). A pesquisa foi realizada junto a 676 internautas de todas as capitas brasileiras entre os dias 5 e 8 de janeiro. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais.
O estudo aponta que o consumidor dos serviços turísticos online é formado por homens e mulheres, de todas as idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Mas quando são analisadas apenas as especificidades das categorias de passagens e de reservas em hotéis, nota-se uma predominância de pessoas das classes A e B e com pós-graduação. De modo geral, o estudo indica que o número de consumidores virtuais deste mercado (passagens, reserva de pousadas e hotéis e pacotes turísticos) em 2014 foi de 18,6 milhões.
Sites nacionais
A pesquisa mostra que três em cada dez internautas (35%) brasileiros compraram passagens aéreas, de trem e de ônibus pela internet em 2014. Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil Marcela Kawauti, em geral os dados da pesquisa concluem que o consumidor brasileiro é bastante satisfeito com as compras de passagens pela internet (94%). “O alto grau de satisfação com as compras de passagens pela internet também pode ser confirmado pelo baixo índice de problemas relacionados às compras neste segmento, que é de apenas 5%, de acordo com os entrevistados do estudo”, disse.
Os sites nacionais concentram 81% das compras de passagens pela internet (os de compras coletivas concentram 14% das transações). De acordo com os internautas ouvidos pelo estudo, os fatores que mais motivaram a compra pela internet têm a ver com a necessidade da compra (51%) e o surgimento de uma oferta imperdível (20%). A rejeição às compras de passagens pela internet, ou seja, pessoas que não comprariam este tipo de serviço em hipótese alguma é muito baixa: de apenas 3%.
Reservas em hotéis
O segundo serviço turístico mais consumido entre os internautas é o de reservas em hotéis e em pousadas: três em cada dez consumidores (27% dos internautas ou 11,8 milhões de consumidores) fizeram ao menos uma reserva em 2014 (principalmente os homens (31% dos internautas), pessoas das classes A e B (40%), com pós graduação (51%) e com alta experiência em compras virtuais (50%). O valor médio por reserva é de R$ 1,039 mil reais.
De acordo com gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, apesar da concentração de compras em sites nacionais (61%), também é significativa a participação dos sites de compra coletiva (38%). “Os sites de compras coletivas, quando de confiança, conseguem agregar o bom preço à qualidade do serviço oferecido, o que invariavelmente faz daquela oferta ‘algo imperdível'”, explica o especialista.
Pacotes pela internet
Os pacotes turísticos vêm na terceira colocação, em número de citações do segmento de turismo, com 8% dos consumidores tendo realizado ao menos uma compra pela internet em 2014. O número de consumidores virtuais de pacotes turísticos é estimado em 3,5 milhões de internautas.
Dados da pesquisa também mostram que apenas 5% dos consumidores disseram ter tido problemas com a reserva em hotéis e pousadas, o que faz com que o índice de satisfação seja de 93% e o de rejeição, de 4%. Da mesma forma como acontece no segmento de passagens aéreas, quem faz reservas em hotéis/pousadas é motivado pela necessidade (23%) e pela oferta imperdível (23%).
Fonte: Portal No Minuto