Mais de 70% dos currículos não são aproveitados pelas empresas

4 de março de 2015

Muitos CVs têm erros de português, de apresentação ou de tamanho. Mostrar interesse é importante, mas fazer um bom currículo pode contar mais

Manager-Foto-CurriculoA Sala de Emprego dessa segunda-feira (2) fala sobre currículos e entrevistas de emprego. Mais de 70% dos CVs não são aproveitados pelas principais empresas de recrutamento porque apresentam algum tipo de erro – de português, de apresentação ou de tamanho.

Desde que começou a tendência de enviar o currículo pela internet, há cerca de oito anos, o movimento de candidatos nas agências de empregos caiu 80%. Mas ainda tem gente que prefere entregar o currículo pessoalmente. As agências de recrutamento também gostam do modelo tradicional e querem entrevistas presenciais, nada de ficar falando com o recrutador só pela internet.

Mostrar interesse é importante, mas fazer um bom currículo pode contar ainda mais. As dicas abaixo são importantes:

– Cuidado com os erros de português;
– Use um papel adequado;
– Procure deixar sempre telefone de contato e email, mas jamais use um endereço eletrônico como “gatinha manhosa”, por exemplo;
– Uma folha é suficiente. Por isso, escreva o mínimo possível, como o último emprego, a formação e os cursos mais importantes.

Segundo a Associação Brasileira de RH, o currículo deve evidenciar as habilidades, conquistas e experiências dos candidatos. É nisso que uma pessoa vai se distinguir de uma multidão de outros candidatos. Confira outras informações importantes que devem estar em um currículo.

Depois do CV, a seleção
Pesquisa com mais de 1,8 mil jovens, realizada pela Trabalhando.com e pela Universia revelou que 34% dos entrevistados gostariam que os processos de seleção fossem mais simples e que 70% queriam que as seleções deixassem de ser online e fossem apenas presenciais.

“Um ponto é que na internet qualquer pessoas pode responder o teste, pode ser o irmão, um vizinho ou o pai e não necessariamente ele pode ser justo. E a chance de se expor, eu sei falar, sei convencer, na hora eu me viro… O jovem tem um pouco disso, por isso ele quer ser visto e ouvido”, analisa o diretor da Trabalhando.com.

Andre Gustavo Medina, dono da Luandre, uma das mais antigas agências de emprego do país, concorda que olhar pessoalmente para o candidato pode fazer diferença na hora da avaliação. Para ele, quem quer um emprego deve ficar atento e conquistar o recrutador: “Quando ela entra na sala do gerente, ela avalia a sala toda, vê se a pessoa é organizada ou desorganizada, vê características, às vezes o cara gosta, tem uma vara de pescar, é evidente que esse cara gosta de pescaria, então ela dá um toque de pescaria pro cara. E depois vender ela para a empresa e sempre dizer a verdade. Ela tem que saber vender”.

Outra dica importante é ir para a entrevista bem informado. “Procurar saber dados daquela empresa, qual o porte, origem dela, número de funcionários, filiais, o que ela produz, qual o carro chefe dela, para ter informação na entrevista”, orienta Andre.

Confira outros resultados da pesquisa:

sala de emprego_JH (Foto: Trabalhando.com e Universia)

 

sala de emprego_JH (Foto: Trabalhando.com e Universia)

Fonte: G1- Jornal Hoje