Presidente da CDL recebe homenagem referente ao Dia Internacional da Mulher na Câmara de Vereadores

11 de março de 2015

A CMVC homenageou 10 mulheres conquistenses pelo dia da mulher, comemorado no domingo (8)

Na manhã dessa quarta-feira (8), a Câmara Municipal de Vereadores (CMVC), recebeu dezenas de mulheres, atuantes nas diversas áreas sociais, para uma homenagem referente ao dia internacional da mulher, comemorado no último domingo (8).

A data é comumente associada a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857,quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade.

Sabendo da importância da data para as conquistas da mulher perante a sociedade, a CMVC não deixou a data passar em branco e escolheu algumas mulheres que desenvolvem trabalhos sócias na cidade, para representar a luta, a coragem e principalmente, a importância da mulher no desenvolvimento social.

Fonte: camaravc.ba.gov.br

Homenageadas:

Ceres Neide Almeida Costa – Graduada em enfermagem, trabalhou como coordenadora de atenção básica realizando a implantação dos programas de agentes comunitários de saúde e programa de saúde da família.

Claudia Dutra Melo Pereira – Foi bancária por 15 anos e atualmente é empresaria e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Vitória da Conquista.

Edneide Nunes Regis – É pastora da igreja Batista Missionária Nova Esperança e tem sua vida pautada em fazer o bem ao próximo através dos serviços sociais.

Eronilda Xavier Santos – É evangélica, mãe de cinco filhos, assentada em um projeto de reforma agraria do MST.

Terezinha dos Santos Cruz – É voluntária atuante dos trabalhos sociais da igreja em que congrega.

Mônica Pinheiro der Magalhães – Fundou sua clínica veterinária há 20 anos no bairro Alto Maron e contribui na assistência de animais provenientes da AMA – Associação Amiga dos Animais.

Rose Mary Sandes Sampaio Moreira – Atua como empresaria, estando a frente da rede de combustíveis  Postos Passarela.

Viviana dos Santos Viana – Nascida na comunidade remanescente de Quilombo de Maria Clemencia e traz em sua história de vida a cultura quilombola, herança de seus antepassados.

Vitória Brito Pereira – Nasceu em 1932, trabalhou como costureira na época de solteira, casou-se aos 24 anos e mudou-se para o Capinal, onde morou por 20 anos.

Walquíria Pessoa Fernandes Boa Sorte – É diretora da união feminina das Assembleias de Deus em Vitória da Conquista, desenvolvendo um trabalho social junto à comunidade.