Algumas dicas valiosas para aparecer nas buscas do Google
Saber como ser encontrado no Google é fundamental para a divulgação de uma empresa na Internet e por isso, deve ser uma das prioridades de quem deseja montar um negócio online, ou simplesmente usar a Internet para divulgar uma empresa, serviços ou produtos.
Os acesos de um site, que tem como origem as páginas de respostas do Google, são que apresentam maior poder de conversão em negócios fechados, por isso, saber como ser encontrado no Google é tão importante assim. É quase que uma garantia de boas vendas.
Quando falamos em ser encontrado no Google, em termos técnicos, estamos na verdade em marketing de busca, uma das especialidades do marketing digital que mais cresce no mundo, justamente por ser uma das ferramentas do marketing online de maior retorno.
Entendendo o marketing de busca
O marketing de busca é um conjunto de técnicas que visam colocar as páginas de um site nas melhores colocações nas páginas de respostas dos buscadores, como o Google. Esse conjunto de técnicas se divide em duas dimensões distintas:
– Técnicas de marketing de busca paga – Nessa categoria temos as técnicas utilizadas na criação e veiculação de links patrocinados como o Google AdWods, os anúncios pagos no Google.
– Técnicas de marketing de busca orgânica – Na categoria de busca orgânica, as técnicas são aplicadas à estrutura do site, suas páginas e relacionamentos com outras páginas, no que é conhecido como SEO, sigla para Search Engine Optimization.
As duas opções, quando bem trabalhadas, vão fazer com que as páginas do seu site ou loja virtual apareçam em posições de destaque nas páginas de respostas do Google, mas cada uma delas, possui um momento certo de ser aplicada e apresentam taxas de conversão distintas.
Como ser encontrado no Google pagando por isso
Se você quer saber como ser encontrado no Google e está disposto a pagar por isso, cada vez que alguém clica no link que é exibido na página de respostas, o caminho são os links patrocinados.
O Google AdWords é um serviço do Google pelo qual você paga para ter os links do seu site listados nas páginas de respostas do Google quando digitadas algumas palavras específicas. Estes links aparecem na parte superior e na lateral direita da página.
O preço para ter seu link listado nestas áreas varia em função da disputa por estas palavras. O valor acaba sendo determinado por um verdadeiro leilão que ocorre entre as empresas que desejam ver seus links ativados quando está palavra for digitada.
O problema com essa estratégia é que possui um custo a cada clique que é dado no seu link e o número de pessoas que clicam nestes links é bem menor do que o de pessoas que clicam nos resultados orgânicos. Por outro lado essa estratégia tem a vantagem de trazer resultados imediatos.
Essa é uma estratégia bem adequada para divulgação de lojas virtuais e sites recém lançados, ou então sites que estão com problemas para conseguir boas colocações na área de busca orgânica.
Como ser encontrado no Google sem pagar por isso
Se você quer saber como ser encontrado no Google, mas não quer ter que pagar por cada clique dado no seus links, o caminho é a utilização de técnicas deSEO – Search Engine Optimization.
A única despesa que você terá com esta estratégia será a de contratação de um consultor de SEO ou com o treinamento de colaboradores em um bom curso de SEO.
Para aparecer nas primeiras colocações da busca orgânica do Google seu site precisa passar por um trabalho de otimização, que consiste na aplicação de algumas técnicas de SEO na estrutura do site, nas páginas que o compõem e também conquistar links de qualidade vindos de outros sites. Dá um pouco mais de trabalho, mas é a melhor forma para divulgar uma empresa na Internet.
A grande vantagem dessa estratégia é que ela não gera custos por exibição ou pelos cliques dados quando os links aparecem nas páginas de respostas do Google. Além disso, o número de pessoas que clicam nestes resultados é muito maior do que as que clicam em resultados pagos. Resultado: Mais acessos e consequentemente mais oportunidades de negócios.
O único problema com essa alternativa é que o tempo necessário para que ela comece a surtir efeito. Dependendo da palavra-chave a ser trabalhada, os resultados podem demorar de dois a três meses para começarem a aparecer.
Cuidado com as armadilhas
Marketing de busca é coisa séria, mas infelizmente existem diversas armadilhas por ai. Se for contratar uma empresa ou profissional para colocar você em destaque no Google, faça uma verificação do seu trabalho prévio e seus resultados. Fale com clientes dessas empresa para saber sobre os resultados.
Outra coisa importante, é cobrar resultados. Não estou falando apenas de estar aparecendo ou não no Google, cobre por relatórios que mostrem de forma clara, qual é o retorno que você está tendo pelo serviço. Esqueça a história de SEO básico ou links patrocinados só para deixar sua marca conhecida. Marketing de busca precisa entregar resultado. O resto é golpe.
Fonte: Empreendedores Web