Competir ou perecer

16 de abril de 2015

Competition

Por Bruno Caetano

Ser competitivo é um dos mandamentos para quem quer sobreviver no mercado. O primeiro passo é ter qualidade em seus produtos e serviços e bons preços. É o mínimo que uma empresa deve fazer para conquistar seu espaço entre a concorrência. Porém, a questão é mais complexa.

Hoje, qualquer empreendimento compete não apenas com aquele que está fisicamente próximo, mas também com os de outras regiões e países, pois o comércio eletrônico derrubou as fronteiras.

A empresa competitiva cuida bem dos ambientes externo e interno. Procura permanentemente conhecer os desejos e as necessidades do consumidor, se antecipa a eles e sabe comunicar suas qualidades. Não deixa de respeitar e tratar cada cliente como único.

A relação com sociedade, governo e meio ambiente é pautada pela ética e responsabilidade. Uma empresa que descumpre leis, age com má-fé e desobedece a obrigações trabalhistas prejudica a própria imagem e fica mal perante a opinião pública. Ela perde consumidores, que após uma experiência de compra desagradável não voltam; espanta parceiros, que evitam negociar com que tem má fama; e não atrai bons profissionais, que preferem ter em seus currículos empregadores com melhor reputação.

Ser competitivo é conhecer pontos fortes e fracos do empreendimento, assim como saber quais são as ameaças e oportunidades, planejar cada passo para reduzir a margem de erro, agir estrategicamente (expandir para outras praças, investir em recursos tecnológicos, aprimorar processos e diversificar portfólio, por exemplo) e se esmerar na execução.

A competitividade envolve os mais variados aspectos de um negócio e, em uma micro ou pequena empresa, é o dono quem tem a missão de direcionar os esforços nesse sentido. É manter uma boa gestão, estar atualizado, inovar e buscar a melhoria contínua para sair-se melhor no confronto com a concorrência. É fazer mais com menos, oferecer um diferencial e maximizar o lucro pelo maior tempo possível.

Não configura tarefa fácil, evidentemente. Mas o empreendedor bem preparado e atento tem plena condição de colocar seus negócios no rumo certo.

Fonte: varejista.com.br – Por Bruno Caetano – diretor superintendente do Sebrae-SP.