“Varejo não está em crise e deve olhar para o futuro”

7 de maio de 2015

O consultor falou para empresários baianos sobre perspectivas e tendências para a economia brasileira

Para o consultor Alberto Serrentino, o cenário econômico atual não é de crise para o segmento de varejo. Ele falou para empresários baianos reunidos em café da manhã, na quinta-feira (30/04), na Casa do Comércio, sobre o tema “Pós NRF 2015 – Desafios e perspectivas para o varejo: aprendizados da NRF e o momento brasileiro”.

NRF é a sigla em inglês para Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos, que realiza anualmente em Nova Iorque esse que é considerado por especialistas da área o maior evento de varejo do mundo, o Retail’s Big Show.

Em sua fala, apesar de identificar e listar problemas na conjuntura do país, Serrentino fez questão de destacar os aspectos positivos e um cenário com potencial de crescimento. “Tecnicamente, o varejo não está em crise. Não estamos tão bem como no período de 2003 a 2012, com grande crescimento, mas ainda temos uma perspectiva boa de estabilidade e até crescimento no longo prazo”, avaliou.

O consultor fez um breve histórico do comportamento da economia brasileira desde 1992, período de abertura de mercado. Em seguida, se concentrou em tratar de estratégias para desenvolver o negócio e se adaptar a um tempo de grandes mudanças no comportamento das empresas e dos consumidores.

“Diversas empresas estão abrindo lojas e planejando investimento em 2015. Significa que essas empresas apostam no longo prazo e sabem que podem investir porque haverá retorno”, disse.

Ele explicou também que as empresas precisam trabalhar bem sua estratégia e conhecer o mercado. E ensinou: “dois fatores são básicos para o sucesso de qualquer empresa: posicionamento no mercado e executar bem o que se propõe a entregar, seja serviço ou produto”, diz. Acrescentou ainda que o consumidor pensa com simplicidade. “Quanto mais se está em um ambiente complexo, mas se deve pensar com simplicidade, como um consumidor faria. Precisamos entender a necessidade desse consumidor para encantá-lo e fazê-lo querer a nossa marca”, explicou.

Adhvan Furtado ( Superintendente do Sebrae Ba), Frutos Dias Neto (Presidente da CDL Salvador), Carlos Andrade ( Presidente da Fecomércio Bahia), Alberto Serrentino e Franklin Santana (Diretor de Atendimento do Sebrae Ba). – Fotográfo: César Villas Boas

O evento contou com a organização da CDL Salvador, FCDL Bahia, Fecomércio Bahia e Sebrae Bahia. Para o presidente da CDL Salvador,Frutos Dias Neto, foi uma excelente oportunidade para o empresário baiano aprender e trocar ideias. “Considero que foi muito positivo. Esses encontros são pensados para que o empresário possa tirar o melhor proveito para o seu negócio. Serrentino soube fazer muito bem a adaptação dos principais temas e discussões de Nova Iorque para a nossa realidade brasileira”, afirmou.

Fonte: cdl.com.br – Por AC Comunicação