Ser dono do próprio destino pode trazer algumas armadilhas. É importante cercar-se de mentores, sócios, amigos e família
Ao tornar-se empreendedor, você deixa de ter chefe, uma rede de supervisores e colegas de trabalho para definir sua agenda e monitorar seu desempenho. Você se torna dono do seu próprio destino. Só que essa independência pode trazer armadilhas.
Quem diz isso é Jayson Demers, fundador e CEO da agência americana de mídia social AudienceBloom, em um artigo que escreveu para a “Entrepreneur”. “O xis da questão é que, mesmo que o empreendedorismo seja uma ação independente, os empresários mais bem-sucedidos do mundo só chegaram onde estão por causa da ajuda que receberam de pessoas ao seu redor”, escreveu Demers. “Você tomará suas próprias decisões e traçará seu próprio caminho, mas se você quiser ser o mais efetivo e impactante possível, terá que confiar em alguns tipos de pessoas que lhe ajudem a chegar lá.”
1. Mentores que você admira
Eles são fontes indispensáveis para qualquer empreendedor, principalmente para aqueles que estão começando o primeiro negócio. Os mentores ajudam com conselhos, perspectiva e diretrizes. Além disso, eles normalmente têm uma ampla rede de contatos que pode lhe ajudar. Por isso, encontre um mentor que você admire e confie.
2. Sócios que você respeita
Independentemente de você estar em busca de um sócio para tocar o negócio com você ou de uma outra empresa que vá unir forças ao seu empreendimento, encontrar parceiros que você respeita é algo crítico para aumentar as suas chances de sucesso. Com uma base sólida de respeito mútuo, as parcerias de negócios têm menos chance de sucumbir a fraquezas como brigas, manipulação e egoísmo.
3. Funcionários que você possa confiar
Não há negócio que seja bem-sucedido apenas com a liderança. Você precisará ter funcionários dedicados e confiáveis que lhe ajudem a executar as responsabilidades operacionais do dia a dia. Para isso, crie um ambiente que atraia naturalmente os funcionários mais confiáveis. Como? Estabeleça normas claras para a cultura da sua empresa e seja crítico durante o processo de entrevista. Procure candidatos com uma longa história de conquistas ou aqueles com excepcional histórico educacional.
Seus amigos vão lhe ajudar em sua jornada empreendedora mais do que você imagina – mas apenas se você permitir. Uma vez que você entra nesse ambiente, é fácil sacrificar suas relações pessoais. Afinal, serão muitas horas de trabalho e alguns finais de semana dedicados ao negócio. Mas é importante estabelecer uma linha e deixar algum tempo para você mesmo. Ao equilibrar vida pessoal e trabalho, você desfrutará melhor do seu tempo como empreendedor e tomará decisões melhores.
5. Uma família que apoie você
Nunca negligencie o poder e a importância da sua família. Eles estavam lá por você antes do início da empresa, estão aqui agora e estarão no futuro independentemente do sucesso ou fracasso do negócio. Não tenha receio de dividir os problemas, medos, preocupações e desafios. Guardar tudo isso dentro de você só aumenta o seu estresse e pode até afastar a família. Procure ter tempo para os familiares e deixe-os serem parte ativa da sua jornada empreendedora.
Fonte: Revista PE & GN