5 tipos de pessoas que ajudam um empreendedor a ser bem-sucedido

19 de maio de 2015

Ser dono do próprio destino pode trazer algumas armadilhas. É importante cercar-se de mentores, sócios, amigos e família

sucesso

Ao tornar-se empreendedor, você deixa de ter chefe, uma rede de supervisores e colegas de trabalho para definir sua agenda e monitorar seu desempenho. Você se torna dono do seu próprio destino. Só que essa independência pode trazer armadilhas.

Quem diz isso é Jayson Demers, fundador e CEO da agência americana de mídia social AudienceBloom, em um artigo que escreveu para a “Entrepreneur”. “O xis da questão é que, mesmo que o empreendedorismo seja uma ação independente, os empresários mais bem-sucedidos do mundo só chegaram onde estão por causa da ajuda que receberam de pessoas ao seu redor”, escreveu Demers. “Você tomará suas próprias decisões e traçará seu próprio caminho, mas se você quiser ser o mais efetivo e impactante possível, terá que confiar em alguns tipos de pessoas que lhe ajudem a chegar lá.”

1. Mentores que você admira

Eles são fontes indispensáveis para qualquer empreendedor, principalmente para aqueles que estão começando o primeiro negócio. Os mentores ajudam com conselhos, perspectiva e diretrizes. Além disso, eles normalmente têm uma ampla rede de contatos que pode lhe ajudar. Por isso, encontre um mentor que você admire e confie.

2. Sócios que você respeita

Independentemente de você estar em busca de um sócio para tocar o negócio com você ou de uma outra empresa que vá unir forças ao seu empreendimento, encontrar parceiros que você respeita é algo crítico para aumentar as suas chances de sucesso. Com uma base sólida de respeito mútuo, as parcerias de negócios têm menos chance de sucumbir a fraquezas como brigas, manipulação e egoísmo.

3. Funcionários que você possa confiar

Não há negócio que seja bem-sucedido apenas com a liderança. Você precisará ter funcionários dedicados e confiáveis que lhe ajudem a executar as responsabilidades operacionais do dia a dia. Para isso, crie um ambiente que atraia naturalmente os funcionários mais confiáveis. Como? Estabeleça normas claras para a cultura da sua empresa e seja crítico durante o processo de entrevista. Procure candidatos com uma longa história de conquistas ou aqueles com excepcional histórico educacional.

4. Amigos para passar o tempo

Seus amigos vão lhe ajudar em sua jornada empreendedora mais do que você imagina – mas apenas se você permitir. Uma vez que você entra nesse ambiente, é fácil sacrificar suas relações pessoais. Afinal, serão muitas horas de trabalho e alguns finais de semana dedicados ao negócio. Mas é importante estabelecer uma linha e deixar algum tempo para você mesmo. Ao equilibrar vida pessoal e trabalho, você desfrutará melhor do seu tempo como empreendedor e tomará decisões melhores.

5. Uma família que apoie você

Nunca negligencie o poder e a importância da sua família. Eles estavam lá por você antes do início da empresa, estão aqui agora e estarão no futuro independentemente do sucesso ou fracasso do negócio. Não tenha receio de dividir os problemas, medos, preocupações e desafios. Guardar tudo isso dentro de você só aumenta o seu estresse e pode até afastar a família. Procure ter tempo para os familiares e deixe-os serem parte ativa da sua jornada empreendedora.

Fonte: Revista PE & GN