Os 4 maiores erros que as empresas cometem em seus projetos

19 de maio de 2015

Equipes mal formadas e falta de objetivos claros são os principais problemas

objetivos-carreira-profissional-empreendedorismo-ti

Os projetos são essenciais dentro de uma empresa. São eles que irão colocar novas ideias em prática e ajudar no crescimento e fortalecimento da marca.

Mike Trigg, diretor de marketing da HighTail, listou para o site Entrepreneur alguns dos problemas comuns que a maioria dos empreendedores cometem nos projetos de suas empresas. Saiba quais e evite-os no dia a dia.

1. Ter o olho maior do que a barriga
Qualquer empresa gostaria de ter um anuncio de publicidade no intervalo de uma final da Copa do Mundo. Mas isso demanda uma determinada quantidade de dinheiro que muitos não têm.

Sonhos são importantes no mundo dos negócios, mas eles precisam sempre estar “temperados” com um pouco de realidade. Manter expectativas fora do possível pode acabar quebrando sua empresa em termos econômicos. Pense sempre de forma honesta o quanto você tem em caixa e qual a quantidade que pode ser investida em cada projeto.

2. Trabalhar com talentos errados
Independentemente do projeto, ter uma equipe é sempre necessário e fundamental para manter as coisas funcionando. Mas, durante a escolha dessas pessoas, podem acontecer alguns equívocos. Não necessariamente o funcionário que você escolheu para aquela tarefa tem capacidade para fazer a tarefa de forma competente.

A chave para formar um bom time envolve fazer uma análise imparcial das pessoas com quem você está trabalhando, e assim perceber se há algum elemento sobrando ou faltando. Criar uma boa rede de contatos ajuda na hora de buscar uma indicação para contratar novos talentos para seu projeto.

3. Insistir em ideias ruins
Em Hollywood, há uma frase constantemente dita pelas pessoas: “É fácil fazer um filme ruim a partir de um bom roteiro. Mas é impossível fazer um bom filme com base em um roteiro ruim”.
Podemos aplicar o mesmo conceito na maioria das empresas. Geralmente não reconhecemos uma ideia ruim imediatamente. Mas quando isso acontece, insistir nela pode ser um erro fatal para o seu negócio.

Não vale a pena colocar tanto esforço em algo que dificilmente vai funcionar. Tenha humildade para saber qual o momento de parar e tentar colocar o seu projeto novamente numa boa direção.

4. Não estabelecer os objetivos de um projeto
Projetos geralmente têm múltiplos grupos de pessoas interessadas, e elas possuem objetivos e expectativas diferentes. Sempre deixe bem estabelecido entre todos a proposta e os objetivos daquela tarefa. Isso evita conflitos futuros.

É importante também deixar apenas uma pessoa responsável pela palavra final de aprovação. Criar comitês grandes pode gerar discussões intermináveis que atrasem os seus planos.

Fonte: Revista PE & GN