Crise: fato ou percepção, o que fazer?

17 de junho de 2015

Estamos em crise, e isso pode impedir os empresários de darem a volta por cima. Por que será que alguns conseguem superar e vão mais além? Por que tantos outros parecem congelar?

iStock

O panorama econômico brasileiro neste ano de 2015 é bem crítico, isso é fato.  E a percepção ainda maior desse fato é que está pior do que parece e que pode perdurar por mais tempo. Embora haja os ajustes propostos para “arrumar a casa”, é sabido que são inconsistentes e insuficientes e, que o impacto no setor produtivo será considerável, com consequências diretas na produção, no fluxo de caixa das empresas, e respectivos resultados.

Os períodos de turbulência e volatilidade econômica servem, entre outras coisas, justamente para questionar tudo o que você pensa conhecer e dominar tão bem.

No entanto, a necessidade de dar a volta por cima, de buscar alternativas, inovar, criar, de quebrar paradigmas é latente. É hora de tirar um bom proveito desse momento econômico delicado. É sabido que grandes fortunas no Brasil foram feitas em momento de crise. Em anos de crise, pode ser difícil, mas também é possível crescer.

Estamos em crise, e isso pode impedir os empresários de darem a volta por cima. Por que será que alguns conseguem superar e vão mais além? Por que tantos outros parecem congelar?

No idioma chinês a palavra crise tem dois ideogramas, que significam perigo e oportunidade. Enfrentar uma crise requer entendimento do ambiente de negócios, preparo para compreendê-la e ações para reagir. Pois bem: na prática, como fazer?

Podemos então ir um pouco mais além e entender que uma coisa é o fato e a outra é a percepção sobre o fato.

Logo:

Fato: existe a crise

Percepção: queda no faturamento, a situação está cada vez mais difícil, haverá demissões em massa, haverá redução da circulação do dinheiro no mercado, a empresa pode quebrar. Será impossível pensar em investimentos.

Ao olhar para o lado e fazer uma pequena busca na internet, participar de associações de classes, de capacitações e aprimoramento profissional, você perceberá que muitas pessoas e empresas deram a volta por cima com pequenos alinhamentos na forma de pensar e agir. Tiveram atitude!

Então, não é a crise, falta de dinheiro, a queda no faturamento, que impede as empresas de manter-se e até crescer, por exemplo, e sim a percepção e a crença limitante que a crise é um problema e atrapalha tudo. Que não conseguirá se manter.

Como mudar?

Em primeiro lugar é preciso descobrir quais são as crenças limitantes para depois questioná-las (confrontar) e assim transcender (ir além).

Você pode optar por fazer isso sozinho, buscar uma saída ou buscar um caminho mais fácil e produtivo, compartilhado, utilizando-se de um especialista, um consultor.

Um especialista pode te apoiar, te ajudar a obter resultados extraordinários de forma rápida e definitiva. Tornando você um exemplo para aqueles que te conhecem e uma referência para aqueles que não te conhecem.

Vale comentar que não é o fato que te limita e sim a sua percepção sobre o fato. Mude a percepção, foque na solução, mude seu mundo.

Lembre-se que as crises separam os fortes dos fracos: quem é forte torna-se ainda mais fortalecido e quem não aguenta o tranco não vê nenhuma outra saída senão fechar as portas do negócio. Apesar da palavra “crise” ser negativa, você, empresário deve fazer um esforço para encará-la como a oportunidade de realmente firmar seu empreendimento no mercado e torná-lo ainda mais competitivo.

Algumas dicas que podem te ajudar a sair e/ou superar a crise.

Evite trazer a crise para dentro da empresa;
Aproveite o potencial brasileiro de baixa competitividade;
Riscos existem sempre, priorize a alocação de recursos;
Fomente uma cultura de atenção às pessoas e inovação;
Conte com um especialista (um coach ou consultor);
Reorganize e motive sua equipe com foco no aumento de produtividade;
Negocie com clientes, reduza a inadimplência;
Negocie com fornecedores, ele precisa manter seu fluxo também;
Negocie com bancos e demais credores financeiros;
Faça um Planejamento trabalhista, fiscal e tributário.

Para superar a crise, aja! Recupere o otimismo, busque atualizar-se quanto às novidades de mercado e converse com seus pares.

É hora de fazer seu Plano de Negócios. A inovação pode surgir nos momentos de dificuldade, e pode ser uma grande oportunidade para que você saia bem fortalecido. Atitude e determinação.

Acredite em sua capacidade de realização e faça acontecer!

Fonte: Adiministradores.com.br