Dívida do brasileiro com educação é menor que em outros setores, diz SPC

18 de junho de 2015

Desde 2012 a inadimplência não era menor que em outros setores.
No setor, gastos com ensino médio representam 43% do total.

size_590_EstudantesA inadimplência no segmento educação ficou abaixo do verificado em outros setores da economia no mês de maio, de acordo com levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgado nesta quarta-feira (17) com exclusividade pelo

Em busca de financiamento

Uma das alternativas para quem busca ensino privado é o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação. Entretanto, neste ano ele sofreu uma série de mudanças com a implantação de novas regras no início do ano. A economista-chfe do SPC, Marcela Kawauti, esclarece que isso não foi o suficiente para fazer o total da inadimplência no ensino superior crescer.

“O Fies ainda representa uma pequena parte de um total [do ensino superior]”, esclarece a economista.

A estudante Nathalia Campos não conseguiu se inscrever no Fies deste ano. No início do semestre, ela pegou um empréstimo no banco para pagar as duas primeiras mensalidades do curso de medicina na Faculdade Brasileira (MultiVix), em Vitória. Mas sem o financiamento estudantil, ela adquiriu uma dívida de quase R$ 40 mil com o banco e a instituição de ensino.

“Vou ter que pagar o semestre inteiro. Não me deram desconto, só mais tempo para pagar”, conta Nathalia. A estudante conseguiu a ajuda de um tio para pagar quatro mensalidades da faculdade, mas sem o Fies ela não terá condições de continuar estudando. “Vou esperar pelo Fies, mas se não conseguir, vou ter que trancar”.

Fonte: G1 – Globo