10 passos para pequenos negócios sobreviverem à crise

9 de julho de 2015

Para o estrategista em marketing, Gabriel Rossi, a adoção de simples estratégias colabora para o fortalecimento da marca

marketing-150x150Aumento na taxa básica de juros, empréstimos mais caros, ameaça de piora de avaliação com as agências de classificação de risco, crescimento quase nulo. O momento de dificuldade econômica no Brasil é evidente. Pequenas empresas costumam sofrer mais com essas dificuldades em relação a grandes negócios. Mas para Gabriel Rossi, estrategista em marketing, é nesse momento que o empresário deve se manter conectado. “Há dez passos básicos para sobreviver à crise”, relata.

Segundo ele, pequenos negócios têm a oportunidade de dar a volta por cima com atitudes simples. “As crises econômicas servem para que as empresas possam rever conceitos e estratégias de forma a se renovarem e darem um novo curso ao mercado, inclusive se superando”, diz.

Gabriel Rossi dá dez dicas simples e práticas para o pequeno empresário usar imediatamente:

1. Cative novos clientes, apresentando sua empresa. Realize estratégias de promoção de seu produto ou serviço;

2. A criação de um site é fundamental. Hoje os consumidores buscam informações via web;

3. Mais vale uma reportagem do que um anúncio em jornal, por exemplo. Contrate um assessor de imprensa para desenvolver um relacionamento transparente com a mídia;

4. Desenvolva e envie para os atuais e possíveis clientes uma newsletter quinzenal ou mensal;

5. Promova workshops de produtos e serviços da sua área de expertise;

6. Inclua a identidade visual da empresa na assinatura de e-mail;

7. Divulgue sua marca. Crie banners, camisetas e outros produtos com o logo da sua empresa;

8. Participe de eventos culturais e beneficentes;

9. Estabeleça-se como expert. Escreva artigos ou livros sobre sua área de atuação;

10. É fundamental respirar networking online e offline. Marque presença em redes sociais, principalmente no Linkedin. Participe de conferências, reuniões de negócios, associações e eventos de mercado.

Fonte: Maxpress com Atelier de Imagem e Comunicação