Como criar um blog de sucesso para o seu e-commerce

24 de julho de 2015

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Não há dúvidas de que o Marketing de Conteúdo é a melhor prática para a aquisição de clientes por meio de buscadores da internet como Google e Bing. A busca orgânica é o carro chefe de qualquer e-commerce, site institucional ou blog, e ignorá-la é um erro gravíssimo.

Presumo que você saiba a importância de ter um blog de qualidade que atrai usuários qualificados a fim de torná-los clientes para o seu negócio.

Nesse artigo mostrarei o passo a passo que utilizei para fazer o blog Decoração Criativa (http://www.decoracaocriativa.com) , da minha loja virtual de decoração rock’n roll, a John Lemon (http://www.johnlemon.com.br).

Antes de começar, gostaria de lhes mostrar alguns dados tirados do Google Analytics da John Lemon que comprovam que ter um blog para o seu negócio é essencial para alavancar vendas e conquistar novos clientes potenciais.

A taxa de conversão dos usuários que chegam a minha loja por meio do blog é altíssima (21,28%), assim como a média de páginas que eles percorrem (9,54) e o tempo médio de permanência em no site (00:06:34 minutos).

Neste artigo, explicarei como fazer um blog na plataforma WordPress que será hospedado no GoDaddy, usando um template pronto e gratuito chamado Generate Press.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo de como eu fiz o blog Decoração Criativa.

1) Definindo e alinhando o conteúdo do seu Blog com o seu negócio

Antes de mais nada, você deve ter bem definido que tipo de artigos seu blog oferecerá para os usuários. Se você vende roupas, provavelmente fará artigos relacionados a moda e acessórios, ou se vende equipamentos eletrônicos, fará artigos relacionados com tecnologia e inovação.

No meu caso, o conteúdo do blog é voltado totalmente para a decoração de casa.

2) Escolhendo o nome ideal para o seu Blog

A escolha do nome é muito importante, pois, é a partir dele que o usuário terá o primeiro contato com o blog através do Google. O ideal é que nele esteja contido alguma palavra chave que tenha tudo a ver com o conteúdo do seu blog.

Por exemplo, no blog “Profissional de ECOMMERCE”, está contido a palavra-chave “ecommerce” que é o assunto principal de todos os artigos do blog (direta ou indiretamente). Como no meu caso o assunto principal é decoração, optei pelo nome Decoração Criativa, que além da URL (www.decoracaocriativa.com) estar disponível para a compra, também é um nome simples de escrever.

3) Hospedagem e registro de domínio

Para registrar o domínio e hospedar meu blog escolhi o GoDaddy. Decidi usá-lo pela praticidade. Não há necessidade de saber instalar o WordPress. Apenas compre a hospedagem e o domínio e seu blog já estará no ar.

4) Criando e personalizando o layout do seu Blog

Caso você não tenha experiência com o WordPress, criei um vídeo abaixo mostrando detalhadamente como construir um blog simples e atraente sem gastar nada, usando um template pronto e alguns plug-ins gratuitos essenciais para o blog. (Assisto o video ao lado)

5) Criando conteúdo de qualidade para o seu Blog

Você pode criar o blog mais lindo do mundo, mas se seu conteúdo não for relevante para o leitor, pode esquecer, ninguém acessará seu blog muito menos o acompanhará diariamente.

O Google sabe detectar se seu artigo tem qualidade, se ele faz sentido para os leitores ou se é só um apanhado de palavras-chaves com o intuito de se posicionar bem na busca orgânica. CUIDADO! Não pense APENAS em técnicas de SEO, procure fazer artigos relevantes e que despertam a curiosidade do leitor.

Para quem pensa que ser blogueiro é coisa fácil, está enganado. Muitas pessoas (inclusive eu) não tem tempo disponível para criar vários posts durante o dia, ou apresentam dificuldade em redação e criatividade. Por isso, encontrei uma solução viável: usar o site Near Job para a criar meus conteúdos.

Near Job é uma plataforma para contratar Freelancers de todas as categorias, desde Programadores até Redatores. Basta criar um login na plataforma, incluir o seu projeto e os lances irão aparecer. O valor por artigo pode ser negociado com o freelancer. Os custos vão de R$5,00 até R$15,00! Isso viabiliza a criação do conteúdo para o seu blog.

No caso do meu blog Decoração Criativa, escolhi três freelancers que tem conhecimento em arquitetura e design de interiores para fazer meus posts, e os resultados foram incríveis. Com o Near Job gasto em média R$ 150,00 em 25 artigos por mês, assim consigo alimentar o blog quase todos os dias!

Vale ressaltar que copiar os artigos dos seus freelas e colar direto no blog não vai adiantar. É necessário adaptar o artigo para gerar resultados em seu negócio.

Seguem algumas dicas:

1- Crie um título otimizado com palavras-chave relevantes

Nesse artigo utilizei o título “Como Criar um Blog de Sucesso para o seu E-commerce”. A palavra “sucesso” desperta a curiosidade do leitor, porém, a palavra-chave do título (nesse caso composta) é “Criar um Blog”.

Estava na dúvida entre “Criar um Blog“ ou “Fazer um Blog“. Não consigo supor qual palavra-chave é mais procurada, mas o Google consegue! Por isso, recorri a ferramenta Google Trends, comparador que mostra qual dos termos é mais procurado no Google.

2- Utilize links internos e externos em seus artigo

Para links internos: Procure sempre linkar os artigos do seu blog que se complementam. Isso gera um fluxo saudável em seu blog que é muito bem visto pelo Google.

Para links externos: Nos artigos do meu blog, eu costumo sugerir produtos da minha loja e às vezes até linkar palavras-chave como: Acessórios Criativos, Quadros Personalizados ou Objetos Decorativos para possibilitar que o leitor encontre minha loja.

Não force a barra, faça com que suas sugestões apareçam de forma natural, caso contrário, o leitor pode se encher e sair do seu blog rapidamente.

3- Escreva as Meta-Descriptions de cada artigo de seu Blog

Lembra do plugin “WordPress SEO by Yoast” que instalamos no blog? Utilize-o em TODOS os artigos. Veja se a palavra-chave se encontra no título, no corpo, e na meta-description.

A meta-description é a descrição curta que aparece em cinza na busca orgânica do Google. Por possuir poucos caracteres, as palavras contidas nela devem ser convidativa.

4- Convide o leitor a comentar e seguir seu Blog nas redes sociais

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim! Comentários e discussões referentes ao assunto abordado agregam no conteúdo do artigo uma vez que o Google indexa os comentários dos usuários.

Fonte: R7