A ideia central do Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado neste mês pelo Sebrae, é mostrar que de pequeno em pequeno negócio se constrói um grande país. E ainda, que os pequenos negócios geram empregos e fazem a economia girar de norte a sul, impulsionando o desenvolvimento social das comunidades onde atuam e promovendo a melhoria da qualidade de vida. E que, por tudo isso, os pequenos negócios são importantes para os seus donos, mas são imprescindíveis para o equilíbrio social e econômico do Brasil.
Vale ressaltar que não se trata de um Movimento para estimular o mero consumo. Ao contrário, é um dia dedicado à compra consciente, um dia para que consumidor dê um significado maior ao rotineiro ato de comprar dos pequenos negócios, e para que a sociedade perceba que esse ato concreto traz grandes benefícios para a comunidade e para o País.
Também não se trata de um dia para comprar dos pequenos motivado por vantagens comerciais, como promoções ou descontos. Trata-se de um dia de conscientização de que os pequenos negócios exercem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Por tudo isso, entidades empresariais de todo o País vão apoiar essa iniciativa e mobilizar os donos de empreendimentos de pequeno porte para que participem e se prepararem para o dia 5 de outubro, ápice de todas as iniciativas do Movimento.
Mas, para que ganhe força e seja compreendido como um movimento de cidadania, legítimo e autêntico, deve contar com dois atores fundamentais: de um lado, a adesão dos pequenos negócios, estampando na vitrine o orgulho de serem a base da economia do País; do outro lado, o engajamento da sociedade em seu papel de consumidor consciente.
Enquanto isso, nas redes sociais o Movimento vem crescendo com mensagens de apoio assinadas com a hashtag #compredopequeno.
Como participar
Os pequenos negócios podem se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br, participar dos eventos da sua localidade, fazer download das peças, adotar a identidade visual do Movimento, caracterizando-se como um pequeno negócio e preparar-se para surpreender o cliente, em especial no dia 5 de outubro.
Os parceiros, entidades e instituições privadas e públicas, também podem se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br, adotando e promovendo a identidade visual do movimento para seus clientes e colaboradores, e podem ainda apoiar ou realizar eventos que tenham afinidade com os propósitos do Movimento.
O consumidor – e, em especial, os colaboradores do Sebrae podem divulgar o Movimento Compre do Pequeno em suas redes de contato e priorizar os pequenos negócios em suas compras, especialmente no dia 5 de outubro.
Fonte: Sebrae Nacional