O dia 5 de outubro é a data oficial da campanha. Até lá, o Sebrae promoverá uma série de ações em prol dos pequenos negócios
Considerado o principal evento de música do interior do Nordeste, o Festival de Inverno Bahia – FIB 2015 foi o cenário para apresentação do Movimento Compre do Pequeno Negócio no Sudoeste baiano. O evento ocorreu no último sábado, 29, às 20h, em Vitória da Conquista, no estande da instituição, que funcionou durante todos os dias da festa como um espaço voltado para orientação e informação dos visitantes sobre o empreendedorismo.
A data oficial da campanha, que conta com uma logomarca própria, é dia 5 de outubro é, data em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Até lá, o Sebrae promoverá, em todo o Brasil, uma série de ações em prol dos pequenos negócios. De 21 a 26 de setembro, será realizada uma semana de capacitações para os empresários, com palestras, consultorias e orientações.
A iniciativa conta ainda com um hotsite em que donos, clientes e parceiros de pequenos negócios podem efetuar cadastro. Assim, é possível encontrar produtos e serviços próximos de casa ou do trabalho, estimulando a parceria da sociedade com as pequenas empresas.
No Brasil, mais de 95% das empresas têm micro ou pequeno porte, e representam 27% do PIB, gerando 52% dos postos de trabalho com carteira assinada. Somente na Bahia, os microempreendedores individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas (MPE) juntas ultrapassam o universo de mais de 606,9 mil negócios.
“As ações do Sebrae no Festival de Inverno de Vitória da Conquista fomentam o profissionalismo dos pequenos empresários que participam do evento, através da venda de alimentos, bebidas e artesanatos”, destaca Estácio Gonzaga, gerente executivo da Icontent/Rede Bahia.
Só em Vitória da Conquista são 18.839 pequenos negócios. O gerente regional do Sebrae, Júlio Chompanidis, explica que, pensando no momento que o país atravessa, o Sebrae criou o Movimento Compre do Pequeno Negócio para divulgar, incentivar e apresentar, as vantagens de comprar dos pequenos negócios. “E assim, gerar emprego e movimentar a economia, valorizando os produtos da região”, completa.
Fonte: Agência Sebrae