Bom freguês: empresas estão de olho no poder de consumo dos maiores de 60

9 de setembro de 2015

O aumento da expectativa de vida tem incentivado empresas a apostar na oferta de produtos e serviços voltados para idosos.

consumidor-idosoCom independência financeira, alto poder de consumo e disponibilidade para investir as economias do “pé de meia” acumuladas em “uma vida”, eles querem sombra, água fresca e produtos e serviços cada vez mais adequados as suas necessidades. Atualmente, são 23,9 milhões de idosos no Brasil, que representam 11,71% da população do país.

Segundo o último levantamento feito pelo Instituto Data Popular, o rendimento deste grupo atingiu R$ 446 bilhões, representando algo em torno de 20% do total da renda nacional.

De olho neste mercado, as irmãs e enfermeiras Ana e Mariana Mello seguiram a tendência e criaram a Mais 60, uma loja totalmente especializada na oferta de produtos para a saúde e o conforto do idoso – desde itens para adaptação da casa até produtos cosméticos de beleza, específicos para  pele madura.

Em um ano e meio de funcionamento, a loja tem tido um crescimento de 30%, com circulação semanal de 70 consumidores que chegam a gastar, em média, R$ 300 por compra. “Os idosos compram muito e investem bastante  neles mesmos. Muitas vezes, fazem compras maiores do que os familiares que também visitam a loja em busca de produtos para estes idosos”, garante uma das proprietárias, a enfermeira Ana Mello.

As irmãs gastaram cerca de R$ 150 mil para abrir as portas da loja e devem alcançar o retorno do investimento até o final do ano. “O que eles não encontram, a gente ouve a necessidade e providencia. O idoso não quer só comprar o produto, mas também atenção. É um negócio para um cliente fiel e diferenciado, por isso investimos muito em um atendimento especializado”, completa a empresária.

As irmãs devem implementar ainda este mês uma loja virtual e ainda planejam para o final do ano a oferta de treinamento de cuidadores em domicílio, além de uma grife de roupas para o seu público. “As demandas e os serviços vão surgindo de acordo com a procura. É um mercado que vale muito a pena”, diz Ana Mello.

Tendência
A expectativa de bons negócios da empresária reflete uma mudança de comportamento de consumo por parte dos idosos, como aponta o levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz com pessoas acima de 60 anos.

Fonte: Correio da Bahia