Bilionários antes dos 40: conheça a história de cinco empreendedores brasileiros

17 de setembro de 2015

Herdeiros ou empreendedores, eles têm em comum a juventude, o faro para os negócios e uma conta bancária gorda.

bilionáriosA revista Forbes Brasil anunciou a lista atualizada de brasileiros com fortunas que ultrapassam  o R$ 1 bilhão. Ao todo, as contas bancárias dos 160 nomes que compoem a relação representam o equivalente a 14% do PIB nacional, um  total de R$ 806,66 bilhões. O iG destacou os cinco jovens empresários com menos de 40 anos que fazem parte desse seleto grupo de endinheirados:

Gilberto Schincariol Júnior

Aos 31 anos e com fortuna estimada em mais de R$ 2 bilhões, ele é o brasileiro mais jovem da lista. Herdeiro da cervejaria paulista que levava o sobrenome da família – comprada em 2011 pelo grupo Kirin, mais importante fabricante de bebidas do Japão -, Gilberto aparece em 91º lugar na lista. Junto com seus irmãos, ele herdou do pai 49,55% da empresa e passou a figurar na lista da Forbes após a venda de sua parte nos negócios.

Adriano e Alexandre Schincariol

Os primos de Gilberto, Adriano e Alexandre (38 e 40 anos), ocupam em conjunto o 59º lugar, com uma fortuna estimada em R$ 3,57 bilhões. Em 2003, os irmãos herdaram 50,45% das ações da cervejaria depois da morte do pai, José Nelson.  A venda de sua participação nos negócios para a japonesa Kirin lhes rendeu  a fortuna e a colocação no ranking de brasileiros mais ricos.

Eduardo Saverin

O cofundador do Facebook tem 33 anos e acumula R$ 17,53 bilhões, o que faz dele o 8º na lista geral. Sua história ao lado do Mark Zuckenberg é digna de cinema – e não à toa virou enredo do  filme “A Rede Social”, sucesso de bilheteria no mundo todo. Mais impressionante do que a fortuna do jovem empresário é o fato de que esse montante é resultado do senso inovador e da capacidade de empreender da dupla que fundou o Facebook em 2004, quando ainda cursavam a Universidade de Harvard juntos.

Alexandre Birmann

O designer de sapatos foi responsável por fundar, em 1995, a Schutz. Sete anos depois, passou a exportar calçados e conquistar o mercado internacional, tendo entre suas fãs declaradas Leighton Meester, que desfilou os modelos de calçados em aparições públicas e também os adotou como parte do figurino de sua personagem Blair Waldorf, do seriado “Gossip Girl’. Em 2013, Alexandre assumiu o controle do grupo de empresas de sua família, estando atualmente à frente de outras três marcas reconhecidas: Arezzo, Anacapri e Alexandre Birman. Aos 39 anos, a fortuna estimada do mineiro é de R$ 1,08 bilhão.

Fonte: economia.ig.com.br