No total, serão abertas 60 novas vagas: 39 para automóveis e 21 para motocicletas.
Depois de iniciar suas operações na região central da cidade e, em seguida, incluir a área de entorno da Central de Abastecimento (Ceasa), o sistema de estacionamento rotativo chega agora à terceira etapa, abrangendo o terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas.
Ali, a partir das 8h do dia 25 de setembro, serão abertas 60 novas vagas de estacionamento: 25 para automóveis e 21 para motocicletas, na parte de baixo do terminal (próximo ao ponto de parada que recebe os ônibus vindos do bairro Patagônia), e ainda outras 15 só para automóveis, na Rua Corrêa Leite.
O funcionamento será idêntico ao que vem sendo feito nas demais ruas do centro da cidade: após estacionar o veículo, o motorista deve se dirigir ao parquímetro para obter o comprovante de pagamento. Para tanto, o usuário pode utilizar o cartão eletrônico ou depositar moedas na máquina.
O comprovante deverá ser afixado no painel do carro ou da motocicleta, de forma que fique visível e facilite a fiscalização. Caso haja o descumprimento das regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, o cidadão será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, conforme o que determina o Código de Trânsito Brasileiro.
Pagamento – Para utilizar as vagas de estacionamento, o usuário paga uma taxa de R$ 2,70 – que vale por um período de duas horas. Em períodos menores, a partir de vinte minutos, o pagamento é feito de forma proporcional. Para as vagas destinadas a motocicletas, a tarifa corresponde a 30% do valor cobrado aos motoristas. Fiscais estarão no local para garantir o cumprimento das normas e orientar os usuários do sistema.
Fonte: pmvc.com.br