22% dos filhos escolhem seu próprio presente

8 de outubro de 2015

presente-para-crianca_1155511_2 (1)Conforme o levantamento do SPC Brasil e da CNDL,os presentes preferidos pelos consumidores para presentearem no Dia das Crianças são as bonecas e bonecos, entre 34,7% dos entrevistados. Logo após, aparecem as roupas (32,7%); aviões e carrinhos de brinquedo (18,3%) e jogos educativos (18,3%).

O local de compra que mais se destacou foi o shopping center, citado por 48,9% dos compradores. Em segundo lugar, aparecem as lojas de rua ou de bairro (29,6%), seguidas pela internet ou lojas virtuais (15,9%). A comemoração será principalmente em casa, escolhida por 59,4% dos entrevistados.

As promoções e descontos são as principais motivações (66,8%) para entrar na loja e realizar a compra, além do preço (36,0%), e da qualidade (29,1%). É sempre bom analisar todos os detalhes e comparar com outros lugares para ver se a compra será, de fato, vantajosa, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Os pais e mães também têm que tomar cuidado na hora de decidir o presente que irão dar. Quatro em cada dez (43,6%) entrevistados afirmaram que o escolhem sozinho, número que aumenta entre as mulheres (52,2%). Entretanto, é relevante a porcentagem dos filhos escolhendo seus próprios presentes: 22,0%. Na hora de comprar o presente, a criança dificilmente vai reparar no valor. Cabe aos pais, tios e avós se atentarem a isso e terem a firmeza de dizer se poderão ou não comprar, diz a economista. Pode ser difícil tomar essa atitude, mas com certeza evita o endividamento e o orçamento em casa agradece.

Fonte: Jornal de Hoje