Dez lições que você precisa saber para largar o emprego e abrir seu próprio negócio

6 de novembro de 2015

Ter espírito empreendedor é um dos requisitos mais importantes para virar patrão

O desejo de milhões de brasileiros é abrir o próprio negócio. Mas antes de tomar qualquer decisão, é preciso considerar alguns pontos. Para isso, o R7 conversou com o gerente nacional de atendimento do Sebrae, Enio Pinto, que dá dicas de como ter sucesso na vida de empreendedor.

negocio-proprio

 

Ter a vocação de empreendedor

Segundo o gerente do Sebrae, quem desejar virar patrão precisa se autoavaliar. “É importante que sejam pessoas preocupadas com a qualidade, comprometidas, que buscam informação constantemente e, o mais importante, que estabeleçam metas e objetivos claros”, diz.

Eu largaria tudo para fazer o quê?

Essa é uma das primeiras perguntas que você vai ter que fazer. Elabore uma lista com as atividades com as quais você mais se identifica, que mais lhe dão prazer. Depois disso, faça outra pergunta: quais dessas coisas eu faço melhor do que as pessoas que conheço?

Na minha comunidade, há necessidade desse negócio?

Segundo Enio Pinto, não basta a intenção de abrir o negócio. É preciso, a partir das suas afinidades, ver se na sua região existe espaço para aquilo que você se propõe a fazer. Se houver, parta para o próximo passo.

O plano de negócios

“Essa é a hora de colocar as ideias no papel”, diz Enio Pinto. É nessa fase que você vai ver se o seu negócio é viável. Alguns pontos precisam ser considerados: existem clientes para esse negócio? Quem são esses consumidores e quantos são? Quem é a minha concorrência direta? O que eu vou poder oferecer de diferencial? Quem vão ser os meus fornecedores?

O capital

Se o plano de negócios apontar que é viável abrir o empreendimento, você vai ter que fazer outro planejamento: o financeiro. É importante saber de onde virá o investimento inicial e quanto restará para, pelo menos, os primeiros seis meses de operação.

Retiradas

Enio Pinto explica que, no planejamento financeiro, é necessário considerar que o proprietário vai precisar fazer retiradas mensais, para se manter. Isso tudo deve entrar na conta. Mas o mais importante é não misturar o dinheiro do negócio com o pessoal no dia a dia.

“É o olho do dono que engorda o boi”

Muita gente acha que ao sair do emprego e abrir o próprio negócio vai trabalhar menos. Segundo o gerente do Sebrae, esse pensamento é equivocado. “Tem que estar preparado para, em alguns casos, trabalhar de dez a 12 horas por dia”, diz. No começo, o dono é um faz tudo. Quando mais você se dedicar, maior a chance de o empreendimento dar certo.

Ser gestor

Ser bom no operacional do negócio não é garantia de sucesso. Por exemplo, não basta saber cozinhar muito bem para abrir um restaurante. Pelo contrário, muitas vezes, o dono é o que menos fica na cozinha. Isso porque ele vai ter que cuidar de folha de pagamento, fornecedores, contas a pagar, etc. Esteja ciente de que, com o tempo, a sua função vai ser mais de gerenciamento.

Qualificação

Ser um bom gestor depende de capacitação. É o tipo de atividade que não dá para arriscar. Por isso, a recomendação de Enio Pinto é que, desde a hora que você desejar abrir um negócio, procure qualificação. O Sebrae oferece diversos cursos, inclusive à distância, pela internet, com mais de 400 modelos de negócios prontos.

Fazer com dedicação e amor

“Não adianta a pessoa sair de um emprego e abrir um negócio na mesma área, se ela não estiver satisfeita com aquela atividade”, diz Enio. É preciso que você se veja realizado no futuro fazendo aquilo que se propôs. Caso contrário, a chance de o seu negócio (e, consequentemente, do dinheiro investido) ter sucesso diminui muito.

Fonte: R7